Seis anos atrás, US$ 1 mil permitiram a Mark Zuckerberg, um nerd tímido e de poucos amigos, colocar em funcionamento um site para os alunos da Universidade Harvard (EUA) manterem contato e trocarem informações. Uma ferramenta de interação para executar pela internet aquilo que o garoto de 20 anos não parecia ter habilidade para fazer no mundo real. Na última semana, o projeto desse mesmo jovem antissocial recebeu injeção financeira de US$ 500 milhões, e a ideia criada em alojamento universitário alcançou valor de mercado de US$ 50 bilhões.
O aporte feito pelo banco norte-americano Goldman Sachs - de US$ 450 milhões - e pela empresa de investimento russa Digital Sky Technologies (US$ 50 milhões) é o mais recente capítulo da rápida trajetória do Facebook. Com mais de 620 milhões de usuários pelo planeta, a rede social hoje tem uma cotação que a coloca como a terceira maior empresa de internet dos EUA, só atrás de Google e Amazon.com e à frente de gigantes como eBay, Yahoo! e Time Warner.
Exagero para uma empresa ter uma receita anual estimada em US$ 2 bilhões? Para Marcelo Marzola, diretor-geral da Predicta, consultoria especializada em comportamento do consumidor online, não:
- Esses US$ 50 bilhões são uma projeção do valor futuro da empresa, não se referem a uma precificação presente. O Facebook vale tanto porque não é mais só uma rede social, mas uma plataforma de comunicação.
O êxito do Facebook é resultado da visão e da obstinação de Zuckerberg, um gênio da computação que nunca chegou a se formar, mas soube o que fazer para impulsionar sua criação. Mesmo que isso significasse afastar do negócio amigos e sócios, como o brasileiro Eduardo Saverin, colega de Harvard que financiou os primeiros passos do Facebook, ou o cocriador do site de compartilhamento de músicas Napster, Sean Parker, responsável por apresentar Zuckerberg aos primeiros investidores do Vale do Silício. Manobras assim resultaram em processos judiciais, como mostra o livro Bilionários por Acaso e o filme A Rede Social, obras que relatam a criação do Facebook.
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