Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, quatro das maiores marcas de leite do mercado brasileiro passaram a estampar nas suas embalagens um canal para denúncia de violência. A partir desta quarta-feira (8), cerca de 200 milhões de caixinhas de leite UHT das marcas Parmalat, Elegê, Batavo e Itambé no país terão um QR Code que leva o consumidor para uma rede de apoio multidisciplinar do Projeto Justiceiras.
O foco da iniciativa é facilitar o acesso à Justiça e ao sistema de proteção, explica a idealizadora, advogada e ex-promotora de Justiça Gabriela Manssur:
— O leite está na mesa de famílias de diferentes faixas etárias e classes sociais. Estampar esse chamado nas milhares de caixinhas consumidas pelo Brasil é um serviço público.
Proposta que fez todo o sentido para a Lactalis do Brasil, que detém as marcas.
— O Compliance Feminino está alinhado com o conceito internacional da companhia, que prima por uma produção forte e responsável junto às comunidades em que atua e pelo respeito a todos os brasileiros, em especial às mulheres — afirma o presidente da Lactalis para o Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot.
A ação ainda prevê medidas para o público interno da companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores no Brasil. Inclui treinamento de equipes, orientação para construção de um ambiente de trabalho harmonioso e uma campanha de RH focada no combate à violência doméstica, assédio moral e sexual, assim como desigualdade de gênero. Mais do que proteger as vítimas, explica Gabriela, o projeto busca a prevenção.
As informações coletadas durante a campanha são sigilosas e serão encaminhadas às autoridades competentes ou às equipes de apoio necessárias a cada caso. O canal funciona sete dias por semana, 24 horas por dia.
O projeto já atendeu 13 mil casos, incluindo mulheres de todas as unidades da federação brasileira e em outros 27 diferentes países e conta com 15 mil voluntárias.
*Colaborou Carolina Pastl