É inegável que as mentiras atrapalham a área econômica do governo federal, como vimos a partir dos anúncios relacionados ao pix. O queridinho das transações bancárias teve seu pior dia graças à desinformação disseminada em redes sociais, tomando proporções gigantescas. O número de pix feitos teve sua maior queda nesta semana.
Mas não é só isso. O governo se prejudica ao não saber se comunicar de forma adequada. No anúncio das medidas econômicas do ministro Fernando Haddad, em novembro, quiseram dourar a pílula colocando no pacote as novas regras do Imposto de Renda. O tiro no pé foi imediato, com o mercado reagindo e o dólar disparando, quando a intenção era exatamente conter o avanço. Além da demora em tomar medidas, adiando por semanas a atenção a um tema prioritário.
Não adianta trocar ministro da comunicação se a estratégia não for clara, precisa, sem qualquer derrapada. Dos mais próximos aos mais distantes da convivência do presidente Lula, já se sabe que ele se embanana em declarações improvisadas, como no dia em que falou que era amante da democracia. É preciso mais do que isso para furar a bolha e falar para todos os brasileiros.