Como se verá ao longo dessa primeira reportagem, que dá início a nova seção Nordeste Gaúcho – Ideias que Dão Certo, nem sempre a teoria da ideia se confirma na prática. Na maioria das vezes, o fracasso da primeira solução é inevitável. Alia-se a isso a falta de experiência ou a ansiedade de ver logo o projeto consumado, além, é claro, do risco financeiro. A Mercanet, por exemplo, nasceu do sonho de quatro amigos que trabalhavam na NL Informática, em Caxias do Sul.
– Em 1992, fizemos uma avaliação do mercado em busca de um produto que fosse um diferencial e de um ramo de atuação diferente em que trabalhávamos até então. Então surgiu a ideia de desenvolvermos um sistema para os médicos poderem registrar os atendimentos, diagnósticos e dados do paciente. Conseguimos convencer alguns médicos e lançamos o produto. Pelo menos até uns dois anos atrás, eu sei que a doutora Maristela Deon ainda usava. Mas o projeto não evoluiu e não gerou resultado – revela Jaime Fenner, 50 anos, CEO e um dos fundadores da Mercanet.
Apesar do fracasso do sistema para atendimento médico, a empresa foi desafiada pela Isabela, de Bento Gonçalves, que já era uma referência no ramo alimentício no Brasil.
– Em 1996, a Isabela nos procurou para saber se poderíamos desenvolver um sistema para automatização da equipe de vendas, colocando na mão de cada um deles um notebook, para que eles pudessem fazer o pedido na frente do cliente. Na época, nem internet havia, o vendedor tinha de chegar no hotel, usar um sistema da Embratel, conectando o computador na linha do telefone para enviar o pedido à empresa – recorda Jaime.
Essa segunda ideia, que nasceu de uma provocação resultou tão bem que, depois de lapidada, tem se revelado um precioso diamante. É que o sistema desenvolvido originalmente para atender a Isabela tem se modernizado e se moldado às necessidades de outros clientes, a ponto de ser hoje o principal produto da Mercanet.
Recentemente, a empresa foi a escolhida pela gigante EMS, o maior laboratório farmacêutico no Brasil, para o fornecimento do sistema de vendas utilizado por seus mais de 3 mil representantes no contato com cerca de 200 mil clientes espalhados pelo Brasil. O investimento será de R$ 2 milhões na implantação do sistema da Mercanet. Desde que entrou em operação pela farmacêutica em modo piloto, em novembro, a média diária tem sido de aproximadamente 6 mil pedidos, com pico de 9 mil. A meta é que todos os vendedores estejam conectados ao sistema até o fim de 2021.
– Foi um desafio e, ao mesmo tempo, um aprendizado. Tivemos de nos reinventar, mas foi um movimento tranquilo, fruto da expertise de quem já está há quase três décadas no mercado – reforça Jaime.
A ideia lapidada como um diamante tem servido ainda para mudar paradigmas importantes na relação comercial. Jaime diz que, antes da Mercanet, os vendedores eram “tiradores de pedido”, e hoje são tratados como consultores comerciais, porque estão com uma ferramenta em mãos que lhes dá uma série de atributos, argumentos e dados para consolidar o trabalho, atribuindo ainda maior credibilidade.
Depois de 29 anos, a Mercanet, com sede em Caxias do Sul, conta com uma carteira de aproximadamente 80 clientes, dentre eles M. Dias Branco, Grupo Legrand, Grupo Boticário, Eucatex, Wickbold, Farmacêutica EMS, Soprano, Blue Ville, Orquídea Alimentos, Altenburg, Embelleze, Mor, Parati, Grupo Brinox, Fini, Peccin, Piraquê, Fruki, Inquine e Florestal.
RAIO-X
Nome da empresa: Forsales Consultoria de Software Ltda -Mercanet
Fundação: 1992
Setor de atuação: Tecnologia da informação
Número de Funcionários: 54
Participe
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