Movimento tradicional de reta final do ano, a busca por trabalhadores temporários começa a se intensificar no comércio varejista do Rio Grande do Sul. Levantamento da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) aponta que 71,7% dos estabelecimentos darão início às atividades dos seus temporários no setor entre novembro e dezembro. Com isso, o processo de seleção para essas vagas começa a ganhar corpo neste mês de outubro, segundo a entidade. Objetividade, clareza na hora de expor seus atributos e familiaridade com a função disputada são diferenciais na hora de competir pela vaga e aumentar a chance de efetivação, segundo especialistas.
A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, afirma que o grosso das contratações de temporários deverá ocorrer entre este mês e novembro. Com isso, pessoas que buscam acesso ao mercado por meio dessa oportunidade precisam ficar atentas, segundo a economista:
— A gente enxerga isso acontecendo muito no mês de outubro e também em novembro. Boa parte de quem quer contratar para a função de temporário dá o passo inicial nesse mês corrente, que é quando efetivamente as peças se mexem. Então, é o momento de deixar currículos, se apresentar para essas lojas, mostrar disponibilidade.
Carlos Klein, vice-presidente de Relações Institucionais do Sindilojas Porto Alegre, também afirma que o processo de seleção de temporários ganha força neste mês, com o Dia das Crianças funcionando como uma espécie de teste e treinamento para os lojistas :
— Esse temporário que foi contratado no mês de outubro tem uma experiência em vendas no Dia das Crianças, depois reforça isso na Black Friday e quando chega dezembro está bem preparado para dar um bom atendimento.
Cenário acentua concorrência por efetivação
Neste ano, 44% dos estabelecimentos pesquisados informaram que têm a intenção de contratação de temporários, segundo a pesquisa da Fecomércio-RS. O número representa queda ante o percentual observado no ano passado (55,2%). Segundo a pesquisa, 32,6% dos trabalhadores contratados como temporários têm chance de efetivação após o final de seu contrato. Esse indicador também mostra recuo em relação a 2022, quando ficou em 49,6%.
A economista-chefe da Fecomércio-RS afirma que esse movimento de retração ocorre em um ambiente marcado por acomodação da economia após o salto na reabertura pós-pandemia observada no ano passado. A falta de tração do varejo observada neste ano também tira o apetite por maior mão de obra, segundo a especialista:
— Está em linha com a normalização da atividade e com um varejo que andou de lado o ano inteiro. O varejo foi mais cauteloso nas contratações porque teve um desempenho que em várias frentes deixou bastante a desejar.
No âmbito de vagas para temporários, a taxa de desocupação menor neste ano pode contrabalancear o menor número de postos disponíveis, segundo a economista. Com isso, a competição pode ser parecida com a observada no ano passado. Já na parte da efetivação, esse menor número de espaços reforça a importância de o funcionário cumprir bem a função e se destacar, conforme explica Patrícia:
— Com menos vagas, obviamente fica mais complicado permanecer contratado. Então, mais do que nunca é importante que o indivíduo que está como temporário se destaque naquele grupo. Lembrando que também é uma oportunidade para o lojista comparar essas novas pessoas com o time atual. Uma ótima chance de recalibrar as equipes. A gente sabe que no varejo os vendedores têm um papel importante na efetivação da venda.
Autoconhecimento e vontade de aprender são diferenciais
A diretora de Expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Estado (ABRH-RS), Daniela Kruel, afirma que o autoconhecimento é importante na hora de disputar uma vaga. Ser claro ao apresentar suas habilidades facilita a conversa com o entrevistador, segundo a especialista:
— Enaltecer as suas competências, mostrar qual é o seu diferencial é importante para o entrevistador enxergar que você é um bom candidato. Demonstrar que a gente se conhece e sabe falar bem de nossas competências é fundamental.
Daniela afirma que priorizar vagas com as quais se identifica é importante por facilitar o bom desempenho na função e aumentar as chances de efetivação diante dessa boa atuação.
Dicas para se sair bem na entrevista
- Escute as perguntas do entrevistador com calma e seja objetivo nas respostas.
- Enalteça suas competências e diferenciais de maneira objetiva e clara. Autoconhecimento nesse momento é fundamental.
- Priorize áreas com as quais você se identifica. Familiaridade com a área disputada aumenta a chance de destaque na seleção.
- Foque nas habilidades que você tem e que se enquadram no que a empresa está buscando.
- Ressalte as experiências que você tem na vaga que está concorrendo. Se você fez cursos que o qualifiquem para a vaga é importante destacar.
- Demonstre segurança ao falar de suas habilidades e carreira profissional.
- Mostre atitude e vontade na entrevista. Isso gera uma boa impressão ao recrutador.
- Mostre disponibilidade de horários. Isso é importante porquê parte das vendas nesta época do ano ocorre em horários entendidos.
- Seja pontual e mantenha uma boa postura durante as fases de seleção.
Dicas para aumentar a chance de efetivação
- Esteja aberto para aprender a trabalhar na empresa que o contratou. Ainda que você tenha experiências anteriores cada empresa tem um modo específico de trabalhar.
- Foque na atividade para a qual foi contratado, mas demonstre proatividade para ajudar em outras tarefas após finalizar determinado serviço.
- Esteja aberto a novas experiências dentro da empresa. Isso pode criar espaço para ocupar vagas em outros cargos na própria empresa em um futuro próximo. Curiosidade e vontade de aprender reforça a relação com o empregador.
- Lide bem com críticas. Tente enxergar nos apontamentos dos gestores possibilidade de melhorar sua atuação e crescer profissionalmente.
- Mostre simpatia, cordialidade com o restante da equipe, disponibilidade no atendimento e conhecimento sobre o que está vendendo. Isso ajuda a formar sua imagem profissional.
Fonte: Daniela Kruel (ABRH) e Patrícia Palermo (Fecomércio-RS)
Onde buscar vagas
Sindivagas
- O Sindilojas Porto Alegre mantém um canal para o mercado do varejo para conectar lojistas e pessoas que buscam emprego. Empresas associadas ao sindicato podem anunciar suas oportunidades e os candidatos podem se cadastrar e candidatar gratuitamente na plataforma (https://sindilojaspoa.com.br/beneficios/sindivagas). Nos dias 16 e 17 de outubro, das 9h às 18h30, a entidade também realiza a Feira de Vagas do Comércio de Porto Alegre. O evento ocorre na Rua dos Andradas, 1.234.
FGTAS
- Trabalhadores podem se candidatar às vagas de emprego disponíveis diretamente nas agências do FGTAS/Sine. Nesta semana, o órgão oferecia 856 vagas temporárias no Estado. Os telefones e e-mails estão no site da entidade. É indicado que os interessados apresentem carteira de trabalho física ou documento de identificação com CPF e foto. Também é possível concorrer às oportunidades por meio do aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. A relação de endereços das unidades está disponível no site: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.
Alguns destaques da pesquisa
- Em 2023, 44,0% dos estabelecimentos pesquisados informaram que tinham a intenção de contratação de temporários.
- Esse tipo de contratação deve representar incremento de 44,7% na força de trabalho das empresas.
- 71,7% dos estabelecimentos darão início às atividades dos trabalhadores temporários entre novembro e dezembro. No restante (29,6%), o início deve ocorrer entre setembro e outubro.
- O fim previsto dos contratos deve ocorrer principalmente em janeiro (47,0%) e dezembro (32,2%).
- Entre as exigências mais frequentes estão experiência (63,1%) e grau de instrução (36,9%). Na sequência, aparecem disponibilidade de horário (14,8%) e qualidades pessoais (10,6%).
- A maior parte dos locais (64,9%) pretende contratar temporários para a atividade de vendas/comercial.
Fonte: Fecomércio-RS