Fundada em Paris em 1895, a célebre escola de gastronomia Le Cordon Bleu deve estrear em Porto Alegre em 2024. Cursos da maior rede do mundo, com 35 institutos em 20 países, serão oferecidos pela UniRitter, afirmou à coluna o CEO da companhia, Marcelo Battistella Bueno, durante passagem por Porto Alegre.
A marca francesa faz parte do ecossistema da Ânima Educação, que comprou UniRitter e Fadergs em 2020, e não tem intenção de vender UniRitter e Fadergs.
Desde o segundo semestre de 2023, a rede oferece dupla certificação em unidades curriculares dos cursos superiores de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. A partir do próximo ano, a Ânima prevê a iniciativa em outras universidades do grupo no Brasil, incluindo a UniRitter, na Capital.
Nesses cursos, os professores da Le Cordon Bleu vão ministrar aulas para os alunos, além de treinar professores das universidades da rede da Ânima, seguindo o padrão internacional do instituto.
— Estamos expandindo a parceria de cinco anos com a Le Cordon Bleu, essa referência centenária que é a maior em gastronomia do planeta, e planejamos incluir o Rio Grande do Sul nesse projeto, até porque, pelo clima e pela tradição gastronômica, o Estado tem tudo a ver com a marca — ressalta Bueno.
Conforme o chef Patrick Martin, embaixador internacional do Le Cordon Bleu e diretor do instituto da marca em São Paulo, a iniciativa de longo prazo é uma oportunidade para estabelecer novos parâmetros de qualidade não só do ensino técnico das artes culinárias, mas também em gestão de negócios. Em vários países - menos no Brasil - existem pratos no cardápio com o nome "cordon bleu" em letras minúsculas, sinal da influência da escola francesa.
Até 2025, há ainda a expectativa de que outros cursos de graduação das instituições de ensino superior da Ânima passem a contar com a mesma parceria. Os cursos projetados são bacharelado em Turismo, bacharelado em Hotelaria e curso superior de Tecnologia em Eventos.
A Ânima tem hoje cerca de 410 mil estudantes em 18 instituições de Ensino Superior, localizados em cerca de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Em 2022, teve receita líquida de R$ 3,6 bilhões, e no primeiro semestre deste ano chegou a R$ 1,8 bilhão, alta de 4% em relação ao mesmo período no ano anterior.
* Colaborou Mathias Boni