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A Avenida Praia de Belas, em Porto Alegre, ficava às margens do Guaíba antes dos aterramentos. No século 19, o caminho contornava a enseada ao sul da cidade. Os aterros começaram na década de 1950. A arborizada avenida cruza hoje os bairros Menino Deus, Praia de Belas e Cidade Baixa.
O cronista Antônio Coruja, o Professor Coruja, escreveu que a estrada foi aberta entre 1818 e 1820. Ele contava que o nome seria uma homenagem à condessa ou marquesa de Belas, mãe do conde da Figueira, governador da capitania e responsável pela obra.
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O historiador Sérgio da Costa Franco tinha outro entendimento. No livro Porto Alegre: Guia Histórico, atribuiu a origem do nome a um velho morador, Antônio Rodrigues Belas. Ele foi aferidor de pesos e medidas no comércio da cidade, irmão da Santa Casa de Misericórdia e administrador da construção da doca do Mercado Público.
Pela estrada de terra, os moradores chegavam a uma região de chácaras. Em 1857, vereadores ordenaram orçamento da despesa a ser feita com o aterro no "caminho chamado Praia de Belas, desde a ponte de pedra até a frente da chácara de D. Feliciana Prima de Castro".
O Caminho de Belas ou Praia de Belas começava na ponte de pedra sobre o Riacho (Arroio Dilúvio), ainda preservada no Largo dos Açorianos. Nas enchentes, a estrada ficava inundada. No final do século 19, a via recebeu os trilhos da Ferrovia do Riacho.
No século 20, surgiram muitas propostas para a enseada da Praia de Belas, desde o aterro até a construção de um porto. A Revista do Globo publicou reportagem em 1950 sobre a falta de ações para melhorar a rua de chão batido.
O aterro da Praia de Belas só começou em 1956, no governo do prefeito Leonel Brizola. Em 1961, lei municipal oficializou o nome Avenida Praia de Belas.