
Oito meses após ter sido iniciada, a duplicação da BR-386 entre Soledade e Tio Hugo, no norte do Estado, está ganhando seu primeiro trecho pavimentado. O asfalto está sendo aplicado entre os quilômetros 237 e 244. Atualmente, 75 pessoas executam essa atividade, em três frentes de trabalho.
As obras integram o cronograma de ações previsto para a duplicação da rodovia entre os quilômetros 214,8 e 245,3, numa extensão total de 30,5 quilômetros. A previsão de término da duplicação está marcada para março de 2026.
Ao todo, mais de 400 trabalhadores estão envolvidos, entre Soledade e Tio Hugo. Estão ocorrendo serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, construção de viadutos, passarelas, pontes, além de serviços complementares.
Estão sendo investidos aproximadamente R$ 350 milhões na duplicação, cinco novos retornos, quatro interseções, três novas pontes e adequação de três já existentes, cerca de três quilômetros de novas ruas laterais e uma passarela. A obra é executada pelo consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas OECI e Power China. Ele também já é o responsável pela duplicação entre Lajeado e Marques de Souza e entre Fontoura Xavier e Soledade.
Outros trechos
Os trabalhos entre Lajeado e Marques de Souza serão concluídos em até o fim de 2025. A duplicação de 20 quilômetros começou em julho de 2021. Pelo cronograma inicial, as obras deveriam ser concluídas em fevereiro de 2023.
Já o término da duplicação de 25 quilômetros da rodovia, entre Fontoura Xavier e Soledade, ocorrerá em agosto de 2025. A obra começou em novembro de 2023.
Duplicação da BR-386
Ao todo, serão mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado. No trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.