O assunto é polêmico e motiva discussões intermináveis entre colorados e gremistas. A modernização pela qual passou o Beira-Rio, entre 2010 e 2014, ampliou a área do estádio em direção à avenida Padre Cacique.
Por causa disso, foi necessário mudar a concepção do alargamento da via. O estádio ganhou uma cobertura nas arquibancadas.
Para ser instalada, a estrutura precisou ser fixada na calçada. Para realizar a obra, foi necessário fazer um recuo de 1m50cm em frente ao estádio.
Se a Avenida Padre Cacique não tivesse sido ampliada, a intervenção no Beira-Rio não afetaria a via. Porém, por causa da Copa do Mundo de 2014, a prefeitura decidiu construir um corredor de ônibus na região. Dessa forma, a calçada avançou na via em 2m20cm.
Em um trecho de cerca de 200 metros, a via foi recuada para contornar a cobertura. Isso não significa que a avenida foi afunilada.
As faixas de tráfego por onde os veículos passam não sofreram alteração. O que ocorreu foi que o canteiro central ficou mais estreito.
Entenda o caso
Para construir o teto metálico do Beira-Rio, o Inter obteve em junho de 2010 uma autorização da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento de Projetos Especiais (Cauge), que reúne integrantes de oito órgãos municipais. Para o teto do estádio avançar sobre a calçada, a prefeitura precisou alterar o projeto original de alargamento da Padre Cacique.
O engenheiro José Dallaqua, da CBJ Engenharia, empresa contratada pelo governo municipal, explica que o traçado da avenida precisou sofrer um pequeno desvio em frente ao Beira-Rio. Em um trecho de cerca de 200 metros, a via foi recuada para contornar a cobertura.