Na próxima semana serão completados dois meses desde que a duplicação de novo trecho da BR-386 poderia ter começado, segundo previsão da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Porém, nenhuma obra neste sentido pode ser realizada até agora.
A CCR ViaSul está aguardando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ainda não emitiu a chamada licença de instalação da obra. Sem ela, a concessionária não tem permissão para fazer qualquer tipo de movimentação na pista.
Prazo de entrega mantido
Apesar do atraso, a CCR ViaSul informa que os prazos de entrega não foram alterados. O trecho de 20 quilômetros, entre Lajeado e Marques de Souza precisará ser concluído até 15 de fevereiro de 2023. Ao longo dos trabalhos, serão construídos quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e outras duas superiores.
Dos 20 quilômetros que passarão a ser duplicados, metade será liberado para uso em fevereiro de 2022. Os 10 quilômetros não precisarão ser entregues em um trecho contínuo. Mas, de acordo com a CCR ViaSul, será dada prioridade para a região de Marques de Souza, em direção a Lajeado, em função da quantidade de serviços de terraplenagem, detonação de rochas e implantação de novas pontes.
Ibama não se manifesta
O Ibama tinha dois anos para emitir a documentação, contados a partir de 15 de fevereiro de 2019, data em que a CCR ViaSul assumiu o contrato de administração da BR-386, freeway, BR-101 e Rodovia do Parque. O prazo venceu e o Ibama não se manifesta a respeito.
Antes disso, em fevereiro de 2020, o Ibama havia concedido a licença prévia. A autorização permitia que a CCR ViaSul já pudesse tratar do estudos da duplicação.
Empresa escolhida
Enquanto aguarda, a concessionária confirmou a empresa que será responsável pela obra. Será a Eurovias.
"A empresa contratada já está se mobilizando internamente com preparativos, analisando local, antecipando suas avaliações, instalando canteiro de obras e alojamento de colaboradores e fica no aguardo de autorização da CCR ViaSul (que aguarda recebimento da licença) para iniciar as obras de duplicação", informa a CCR ViaSul.
Duplicação dividida em seis
A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve trecho de 20 quilômetros, entre Lajeado e Marques de Souza.
Os primeiros serviços a serem feitos são a construção dos canteiros de obras, o cadastramento das jazidas que abastecerão a duplicação com os materiais necessários, retirada de vegetação e limpeza do terreno. Após estas etapas inicia-se a terraplenagem e a drenagem.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.