
Com a digitalização entre os pilares de desenvolvimento para o campo, a BASF lançou um ecossistema de negócios e serviços para facilitar a vida do agricultor. O conecta.ag traz uma série de ferramentas e foi pensado em parceria com a Vertem, especialista nesse tipo de projeto. O primeiro lançamento foi o marketplace, que reúne fornecedores e oferece conteúdo sobre agricultura.
– A tecnologia vai ajudar a alavancar o agronegócio por meio do uso de dados, inteligência artificial e novas ferramentas. O conecta.ag nasce dessa explosão de novidades e do entendimento das dores do produtor, é uma plataforma que oferece conteúdo e informações relevantes para o agricultor – explica o diretor de Digital, Novos Modelos de Negócio e Excelência Comercial para a América Latina da BASF, Almir Araújo Silva.
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A vantagem é ter, em um mesmo ambiente, múltiplos produtos e serviços para servir ao negócio do agricultor. É possível encontrar soluções financeiras, insumos, serviços, ferramentas digitais e, nos próximos meses, uma série de outras ferramentas. Nesta entrevista, Almir fala sobre a novidade e analisa a importância do ambiente digital para o desenvolvimento do agronegócio.
Qual o reflexo do avanço tecnológico e da conectividade para o campo?
O principal é a precisão: ter informação na palma da mão, com dados de cada talhão da fazenda, para tomar a melhor decisão em termos de adubação, aplicação de químicos, uso de solo, identificação de doenças ou melhor momento para a colheita. E tem tudo que o conecta.ag oferece em comodidade, com acesso a uma série de informações e conteúdos. A conectividade também vai nessa linha. Quanto maior ela for, por meio do 4G e do 5G, mais as máquinas vão conseguir transmitir informações sobre o que está acontecendo.
Qual a potencialidade do uso da tecnologia no agro?
Está só começando. Hoje temos tecnologias que já trazem uma forte entrega no campo em termos de agricultura de precisão. Há um potencial gigante de, por exemplo, otimizar cada vez mais recursos, inclusive os naturais, alavancar produtividade, rentabilidade, trazer maior qualidade de vida para as pessoas que atuam no dia a dia da lavoura. Então tem uma série de benefícios.
Como foi o desenvolvimento da plataforma?
Muita pesquisa. Fomos entender o comportamento dos agricultores em termos de uso do digital, por região, tipo de cultivo, falamos com várias empresas. Fizemos exercícios junto com canais de distribuição e cooperativas, para entender como construir isso juntos. É uma plataforma que nasce da colaboração de todos esses players e a partir de todos esses estudos. Somos um ecossistema técnico. Nosso foco é trazer conhecimento agronômico, ferramentas e soluções para que o canal fortaleça sua relação com o agricultor e para que a gente atenda as dores desse agricultor.
Quais os próximos passos da BASF?
Temos uma estratégia de digital que permeia vários pilares. O programa AgroStart traz startups para discutir desafios e criar soluções. O xarvio® é mais uma solução de agricultura digital que, além do plantio e da colheita, ajuda a tomar decisões que dão rentabilidade e produtividade. Agora o conecta.ag e temos muitas outras coisas por vir.
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