Uma moradora de Canoas, na Região Metropolitana, teve o enxoval furtado por um motorista de aplicativo contratado para transportar sua mudança de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
Ana Carolina Vargas, 21 anos, está grávida de oito meses e decidiu deixar o Estado vizinho para viver com a mãe na grande Porto Alegre. No dia 5 de novembro, ela e o marido solicitaram uma "corrida" na plataforma BlaBlaCar — o aplicativo é destinado a conectar pessoas que vão viajar para o mesmo destino e queiram compartilhar carona, e não ao transporte e entrega de encomendas, como destaca a operadora em nota (veja a íntegra abaixo). Segundo a jovem, o condutor cobrou R$ 50 para levar três sacolas com os pertences do futuro filho. Após uma combinação inicial pelo site, ambos seguiram conversando no WhatsApp. A carga foi retirada em Balneário Camboriú, porém nunca chegou ao destino.
— Ele ia chegar às quatro da madrugada. Perguntei pra minha mãe e ela disse que não tinha sido entregue nada. O motorista disse que tinha ido pra casa e que dormiu. Que entregaria de manhã. Depois disso, bloqueou todo mundo que mandou mensagem — detalha Ana Carolina.
O marido conta que também tentou contato e teve o número bloqueado. A família buscou o perfil do motorista nas redes sociais, mas ele alegou não ter sido ele o autor da viagem.
— Ele disse que eu caí em um golpe, mas a gente tem tudo registrado — complementa a jovem.
Prints das conversas mostram uma troca inicial de combinações e o trajeto da viagem. Vinte e quatro horas depois, a jovem apela: “Moço, me responde no WhatsApp por gentileza. Não estou conseguindo entrar em contato com você”.
Após esgotar as tentativas diretas de contato com o motorista, o casal registrou boletim de ocorrência na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Canoas, que faz buscas ao suspeito.
O prejuízo estimado é superior a R$ 1 mil, entre lençol, manta, termômetro e roupinhas de bebê como macacões, calças, sapatos e outras peças.
— Maior tristeza é perder coisas de valor emocional. Teste de sangue da gravidez, um sapatinho dizendo que era menino e coisas bordadas a mão — lamenta a futura mãe.
Ana Carolina era caixa de um restaurante em Santa Catarina. Pela gestação avançada e os cuidados que serão necessários após o parto, não pode voltar a trabalhar. O companheiro conseguiu emprego em um supermercado do município gaúcho.
Uma mobilização foi criada para remontar o enxoval. Fraldas e produtos para higiene estão entre os itens mais urgentes — o menino deve nascer entre o final de dezembro e início de janeiro. Quem quiser ajudar pode fazer contato pelo telefone (47) 99679-7808 (o DDD é catarinense, mas ambos já estão morando em Canoas).
Veja a íntegra da nota enviada a GZH pela BlaBlaCar:
"A BlaBlaCar lamenta o ocorrido e se coloca à disposição das autoridades para contribuir com as investigações, nos termos da lei. Informamos que, tão logo o caso foi reportado pela passageira, o condutor teve seu perfil excluído da plataforma.
Esclarecemos que, conforme nossos Termos e Condições, não é permitido fazer transporte de encomendas pela plataforma. Temos como finalidade conectar membros que estejam viajando para o mesmo lugar, para que possam compartilhar uma viagem por meio de carona.
Reforçamos ainda a orientação de que todos os contatos entre os usuários sejam feitos por meio dos nossos canais oficiais. Contamos com um time de suporte especializado, sete dias por semana, para atender a todos os viajantes da plataforma".