
Sob o céu escuro, Canoas, na Região Metropolitana, registrou a passagem rápida de chuva intensa na tarde desta segunda-feira (31). O tempo fechado chegou acompanhado por vento forte, que provocou estragos.
Por volta das 17h, a reportagem de Zero Hora avistou objetos como sacolas plásticas e folhas voando com intensa velocidade pelas vias da cidade em razão das rajadas.
Na Rua José Saldanha da Gama, no bairro Harmonia, o vento causou a queda de uma árvore, que acabou danificando a cerca de um estabelecimento comercial e ocupando parte da via. Apesar do transtorno, a situação não prejudicou o tráfego da região.
Outra árvore, de grande porte, foi arrastada pelo vento até a pista esquerda da Avenida das Canoas, no bairro Mato Grande. Carros circulavam pela região sem congestionamento, mas pedestres mantiveram distância, de modo a evitar acidentes.
Em outra ponto da cidade, moradores do bairro São José, perto do Hospital Universitário, relataram destelhamento, além de falta de luz e água.
— O vento aqui foi tão forte que o telhado do vizinho veio parar no meu pátio — relata a moradora Denise Pereira, 49 anos.
Moradores relatam falta de água; Corsan nega
Zero Hora buscou a Corsan, que informou não ter "conhecimento de falta de água em nenhum bairro" de Canoas, o que foi contrariado por relatos ouvidos pela reportagem.
Em nota, a empresa informou que está usando um gerador de energia de forma preventiva na Estação de Tratamento de Água Niterói. Veja a íntegra:
"A Corsan está utilizando gerador de energia elétrica para manter em funcionamento a Estação de Tratamento de Água Niterói, em Canoas, depois da falta de luz causada pelo forte temporal da tarde desta segunda-feira, 31. O equipamento estava sendo usado também na Estação de Tratamento Rio Branco, onde a energia já retornou. Nas próximas horas, pode ocorrer instabilidade na pressão da rede ou no abastecimento. O sistema será normalizado após o retorno da eletricidade, mas ainda não há previsão de horário pela RGE, concessionária de energia que atende o município.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço."
Falta de luz
Segundo comunicado divulgado pela RGE, cem mil pessoas foram afetadas por falta de luz nesta segunda-feira (31) na área de responsabilidade da empresa. A região de Canoas é a mais impactada, de acordo com a concessionária.
"No momento, as equipes da empresa estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento" dos clientes afetados "no menor tempo possível".
Como falar com a empresa em caso de falta de energia
RGE
- SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350;
- WhatsApp: (51) 9 9955-0002;
- Site: www.rge-rs.com.br;
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS);
- Call Center: 0800-970-0900.