Depois de mais um episódio de falta de água na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, a situação começou a ser normalizada na tarde desta sexta-feira (15) para moradores da região. Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) finalizaram os trabalhos para conserto de tubulação, e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado entre o fim da tarde e a noite.
A falta de água é um problema recorrente na região. Desta vez, o problema foi causado pelo rompimento de uma tubulação na Avenida João de Oliveira Remião, na altura do número 3.877. O desabastecimento começou ainda na noite de quinta-feira (14), quando técnicos do Dmae fizeram reparo na rede. O vazamento, no entanto, continuou, e foi necessária nova intervenção.
O fornecimento voltou a ser feito por volta das 15h30min, e as residências começaram a receber água aos poucos. As que ficam localizadas em áreas mais altas deverão ter o abastecimento normalizado mais tarde.
Contas de água adiadas para parte do bairro
Moradores da Lomba do Pinheiro, da Agronomia e das imediações atingidos por falta de água durante vários dias seguidos no fim do mês de janeiro poderão pagar a conta mais tarde. Um acordo entre o Dmae e a Defensoria Pública do Estado determinou que será feito estudo da leitura dos hidrômetros para identificar se, nesses casos, houve cobrança indevida. Em alguns casos, a falta de água prolongada chegou a cinco dias.
A análise deverá ser feita até o dia 27 de fevereiro. Depois, as contas começarão a ser reemitidas. Se houver erro, a fatura será corrigida; se estiver correta, será reenviada com o mesmo valor, sem cobrança de juros, com nova data de vencimento — que pode ser em março ou período posterior.
Na prática, os moradores vão pagar a conta de janeiro em momento posterior, com a de outro mês. Segundo o Dmae, a fatura de água é baseada no consumo: quando não há abastecimento, o morador não consome e, consequentemente, não há cobrança naqueles dias.
O acordo só vale para moradores afetados pelo problema – portanto, quem mora na Lomba do Pinheiro, mas não teve falta de água prolongada, deverá pagar a conta normalmente. Para saber se está no grupo que não precisa pagar o documento agora, o consumidor pode ligar para o telefone 156 da prefeitura, opção 2, ou procurar um posto de atendimento do Dmae (veja endereços abaixo). Para quem já pagou a conta, caso seja identificado algum erro, o Dmae fará o desconto do valor futuramente.
Postos de atendimento do Dmae
- Rua José Montaury, 159 - Centro Histórico
- Rua Fernando Gomes, 183 - Moinhos de Vento
- Rua Aliança, 70 - bairro Cristo Redentor