


Foram mais de 30 anos de espera. A partir de agosto de 2013, Porto Alegre ganhou um novo meio de transporte: o aeromóvel do Salgado Filho. Os 998 metros, que ligam a estação Aeroporto da Trensurb ao terminal um de passageiros, receberam as primeiras viagens.
O serviço, em caráter experimental, foi ofertado entre 10h e 16h. A partir de novembro, o horário foi ampliado, das 6h30 às 16h, e segue em fase de testes. A partir de janeiro, a operação comercial deve iniciar, o que vai ocasionar na oferta de viagens entre 5h30 e 23h20.
“ Em 1980, a capital gaúcha ganhou uma linha, da avenida Loureiro da Silva à Usina do Gasômetro, mas o projeto foi abandonado em 1982 pelo Governo Federal"
O primeiro protótipo foi construído em 1977, por Oskar Coester. Em 1980, a capital gaúcha ganhou uma linha, da avenida Loureiro da Silva à Usina do Gasômetro, mas o projeto foi abandonado em 1982 pelo Governo Federal. A Trensurb resgatou o modelo de transporte. As obras iniciaram-se em agosto de 2011.
Confira outros fatos da retrospectiva: