A implantação do trem regional está de volta ao debate público em Caxias do Sul. A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (13) a criação de uma frente parlamentar para tratar do projeto. Todos os vereadores presentes foram favoráveis.
O requerimento foi apresentado pela vereadora Sandra Bonetto (Novo) e recebeu a assinatura de outros 14 parlamentares do Progressistas, PCdoB, Republicanos, PT, PL, PSD e PRD.
O grupo irá atuar até 31 de dezembro de 2026 e se propõe a buscar formas de viabilizar o projeto, principalmente com relação à busca de recursos.
A proposta de um trem ligando Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa chegou a ter parecer favorável em um estudo de viabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2013. A partir daí, o assunto acabou esquecido.
— Talvez seja uma discussão para anos, mas precisamos voltar a falar disso — afirmou Sandra.
Personagem
A criação da frente parlamentar tem relação com o retorno de Antônio Feldmann ao cenário político caxiense, agora como diretor-geral da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas. O ex-vice-prefeito foi coordenador do projeto do trem regional e chegou a levar o assunto à Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Ministério dos Transportes.
Feldmann já havia revelado a intenção de retomar as discussões a respeito do projeto e, segundo Sandra, partiu dele a sugestão de criação da frente parlamentar.
Conversões à direita no centro
Durante o debate para a criação da frente parlamentar, o vereador Elói Frizzo (PSB) defendeu a criação de um sistema de Bus Rapid Transit (BRT), em Caxias do Sul. O modelo adota logística semelhante à dos metrôs, com pagamento de tarifa fora do ônibus para agilizar o embarque e corredores de ônibus separados do restante do fluxo. Cidades como Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) adotam o sistema, que dá mais agilidade ao transporte.
Na manifestação, Frizzo trouxe novamente à tona a proibição das conversões à direita no centro. Na época da implantação, em 2016, o assunto gerou enorme resistência de parcela da população e foi um dos principais assuntos da campanha eleitoral daquele ano.
— Em Caxias está caindo de maduro a implantação de um BRT. A administração tem que ter coragem de assumir que a conversão à direita só existe em Caxias. Eu sei que o Néspolo perdeu a eleição para o Daniel Guerra por causa da tal conversão à direita, mas se não investirmos em transporte coletivo a passagem vai encarecer cada vez mais — afirmou.
O Plano de Mobilidade (Planmob) propõe proibir a conversão à direita em quatro cruzamentos do centro: Sinimbu e Garibaldi; Pinheiro Machado com Visconde de Pelotas e Marechal Floriano; e Os Dezoito do Forte e Visconde de Pelotas.
O prefeito Adiló Didomenico, já deixou claro, no entanto, que não pretende implementar as mudanças.