Sancionado em dezembro de 2023 após quase dois anos de pesquisas, o Plano de Mobilidade (Planmob) de Caxias do Sul recomenda o encerramento do serviço de táxi-lotação, os conhecidos "azuizinhos". A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul, no entanto, não tem planos de extinção definitiva e sim de substituição para um modelo operado por aplicativo. Seria uma proposta intermediária entre o que propõe o estudo e o que já era idealizado pela secretaria antes do início das pesquisas.
Há mais de uma década o serviço de táxi-lotação se deteriora gradativamente em Caxias. O motivo é falta de um contrato licitado em vigor. Desde 2010, o que existe são permissões que estenderam os contratos já encerrados. Isso impede, por exemplo, a renovação da frota.
Ao todo, já foram 22 veículos em circulação em quatro linhas. Em 2022, na época da elaboração do Planmob, apenas 13 veículos rodavam em dois itinerários, com demanda mensal inferior a 30 mil passageiros cada um, contra mais de dois milhões do transporte convencional. Atualmente, segundo a Secretaria de Trânsito, as duas linhas — Rio Branco e Ana Rech — se mantém, mas com nove micro-ônibus.
Outro fator apontado pelo Planmob para recomendar o encerramento do serviço é a defasagem da frota, nunca renovada, e a tarifa inferior ao transporte coletivo, contrariando a legislação municipal. Além disso, o poder público não tem autonomia sobre os horários e itinerários, o que torna o sistema pouco confiável para o usuário.
A equipe técnica que elaborou o Planmob apontou ainda que o modelo de táxi-lotação têm perdido público em todo o país em função do aumento do custo das tarifas e do surgimento do transporte por aplicativo. Por conta disso, a sugestão é incorporar as linhas dos azuizinhos ao transporte coletivo para não deixar os atuais passageiros desassistidos.
Chamada por aplicativo
A deterioração dos táxis-lotação já passou por diversos debates, tanto na Secretaria de Trânsito, quanto na Câmara de Vereadores. Em 2019, por exemplo, uma nova legislação entrou em vigor com o objetivo de qualificar o serviço. A ideia era realizar uma nova licitação, que nunca foi lançada. Em 2021 surgiu a ideia de lançar os micro-ônibus com acionamento por aplicativo, modelo já adotado em algumas cidades do país, mas ainda em baixa escala. A proposta foi mantida mesmo com a recomendação de extinção por parte do Planmob.
Nessa formatação, os veículos atendem a regiões específicas da cidade, mas não têm trajeto fixo. O deslocamento ocorre de acordo com as chamadas que os passageiros fazem pelo celular, como nos aplicativos de transporte individual. No entendimento do secretário de Trânsito de Caxias, Alfonso Willembring, seria uma forma de manter o serviço complementar aos ônibus, mas adequado à atual realidade.
— Meu sonho é que seja um transporte seletivo de fato seletivo. O serviço atual continua atuando e os operadores sabem da nossa ideia e querem participar — afirma.
Para sair do papel, contudo, ainda há um caminho a percorrer. O município pretende implantar um plano de testes nas linhas especiais da Visate. Estes itinerários também não têm trajeto fixo e oferecem transporte a pessoas com necessidades especiais que precisam acessar serviços de saúde e estão cadastradas junto à concessionária. A medida, contudo, ainda não tem data para o início. Somente depois disso é que vai se formatar o modelo dos táxis-lotação.