
A nova localização da concessionária da Mercedes-Benz em Ijuí, no noroeste gaúcho, tem surtido efeito nos resultados da empresa. Nos primeiros três meses de operação — abril, maio e junho —, a oficina representou aumento de 40% no faturamento.
Desde o segundo trimestre de 2024, a filial da Mecasul está em um prédio próprio às margens da BR-285, em frente ao Parque de Exposições Wanderley Burmann. Por causa do trânsito internacional e do movimento de veículos pesados no escoamento da produção de grãos, a empresa passou a faturar R$ 1,4 milhão só na oficina da concessionária.
O salto é considerável ante os R$ 1 milhão mensais de faturamento registrados no começo do ano, quando a oficina ainda ficava em Entre-Ijuís, a 30 quilômetros do novo espaço.
— Ali passam caminhões maiores e o cliente do extrapesado tem mais custo de manutenção. Onde estamos agora há um volume maior desses caminhões, o que representa um aumento da qualidade do cliente — explicou o diretor de Marketing e Tecnologia, Ricardo Piccoli.
Concluído logo depois da enchente, o espaço para clientes de caminhões, vans e ônibus foi inaugurado oficialmente em 26 de setembro. Ao todo, são 8 mil metros quadrados de área construída em um terreno de cerca de 40 mil m². Em Entre-Ijuís, o local era alugado e tinha 5 mil m².
Ao todo, o investimento foi de R$ 25 milhões, com previsão de retorno a longo prazo. O diferencial é o padrão de atendimento: a concessionária adota o modelo Lean da Mercedes-Benz, que faz com que o atendimento seja integrado e personalizado.

Espaço para mulheres
Além disso, a loja de Ijuí está adaptada para receber mulheres com áreas de descanso, banheiros e vestiários. Diferente de outras lojas do RS, há um espaço para profissionais mulheres na oficina mecânica, o que possibilita que elas sejam contratadas nessa área.
— Como é difícil encontrar mulheres nesse ramo, nas outras lojas só temos vestiários masculinos e por isso não temos como abrir vagas femininas fora do setor administrativo, por exemplo. Nessa loja, o gênero não é mais um filtro — disse Piccoli.
A concessionária de Ijuí tem uma mulher trabalhando na oficina mecânica e há vagas abertas. Ao todo, são 80 funcionários, mas há perspectiva de ampliar o quadro à medida que cresce a demanda.
Outra loja nos mesmos moldes está sendo construída em Santa Maria. O investimento deve ser de R$ 15 milhões.
Para comentários, dúvidas e sugestões de pauta entre em contato através do e-mail julia.possa@gruporbs.com.br.