Por Gabriela Ferreira, consultora em inovação e professora da PUCRS
O tema sustentabilidade ganha cada vez mais espaço no dia a dia de todas as pessoas. Seja pela divulgação de desastres ambientais, as sombrias previsões em relação ao efeito do aquecimento global ou de inacreditáveis resgates de pessoas encontradas em regime de trabalho escravo. No senso comum, o termo está mais associado à questão ambiental, mas ele é um conceito tridimensional e, para ser sustentável, é preciso sê-lo do ponto de vista ambiental, social e econômico. Sem isso nenhum país, empresa ou pessoa é sustentável. Isso mesmo: o conceito também se aplica a você.
E como estamos nisso?
Pesquisa da consultoria Opinion Box, realizada em 2021, mostrou que os brasileiros têm o assunto bastante presente: 84% dos respondentes disseram temer pelo futuro das próximas gerações em função dos problemas ambientais.
Preocupação não basta: é preciso comportamento. Sobre isso, os dados mostram que 91% dos entrevistados já diminuíram o consumo de bens supérfluos para reduzir o uso de recursos naturais. Além disso, 49% leem os rótulos dos produtos que compram e 46% dão preferência ao transporte coletivo, bicicleta ou caminhada. Dentro de casa, 66% das pessoas relatam utilizar lâmpadas econômicas, 59% adotam outras ações para economizar energia e 63% para reduzir o consumo de água. Em relação à limpeza, 62% aceitariam pagar mais caro por produtos menos agressivos ao meio ambiente, embora apenas 18% troquem seus produtos favoritos para a casa e higiene pessoal por opções mais sustentáveis.
A realidade está aí e temos milhões de pessoas para educar no planeta se quisermos sobreviver nele
Sobre compras em geral, 60% procuram embalagens e formas de transportá-las que sejam sustentáveis. E não hesitam em deixar de consumir: 37% dizem que já fizeram isso pelo menos uma vez se o produto não é sustentável. Os casos de trabalho escravo estão no topo da lista dos motivos e 61% afirmam que desistiriam da compra, enquanto 54% o fariam caso as empresas estivessem ligadas a problemas ambientais. No geral, 81% das pessoas manifestam sentir maior satisfação na compra quando sabem que o produto é sustentável.
Fora de casa, 46% se interessam por informações sobre as práticas sustentáveis das empresas em que trabalham e sugerem mudanças.
Você também achou bastante otimista essa pesquisa? E se assustou, como eu, de como o trabalho escravo pouco assusta os consumidores? Pois é. A realidade está aí e temos milhões de pessoas para educar no planeta se quisermos sobreviver nele. E você, como está seu grau de sustentabilidade? Independente de como, sempre é possível melhorar. Vamos lá?