A prefeitura de Farroupilha enviou, nesta terça-feira (29), para a Câmara de Vereadores, dois projetos de lei que, somados, criam 309 vagas de servidores municipais. A maioria dos cargos é para as áreas da saúde e da educação.
Uma das propostas prevê a contratação de 100 funcionários, todos para a Secretaria da Saúde. Setenta deles serão agentes comunitários de saúde e outros 30 agentes de endemias. Segundo a administração municipal, o objetivo é obedecer uma indicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Isso porque o serviço de atenção básica de saúde é totalmente gerenciado por uma empresa terceirizada, mas a situação é irregular.
O outro projeto de lei cria 209 cargos, destinados atender setores de saúde e de educação. A função com maior número de vagas é auxiliar de educação infantil. Há ainda criação de cargos para professores, psicólogos, médicos, enfermeiros e dentistas. Também há funções de nível técnico e médio.
O secretário de Gestão e Governo, Francis Casali, explica que, se aprovados, os projetos vão atender a uma demanda que está sendo criada com a construção de escolas de educação infantil, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
"Trezentos cargos parece muito, mas nós não pretendemos preecher todas essas vagas no próximo ano. Isso é um planejamento a longo prazo, visualizando o crescimento do atendimento à população de Farroupilha", diz.
A prefeitura vai contratar esses funcionários por meio de concurso, que deve ser realizado ainda neste ano. Também está prevista para 2014 a nomeação dos primeiros colocados. Atualmente, a prefeitura de Farroupilha tem 1.026 funcionários concursados.