A criação de um aplicativo voltado para dispositivos móveis da Apple foi uma aposta despretensiosa dos organizadores do Liquida Porto Alegre. Certeza de sucesso ninguém tinha. Afinal, havia um consenso de que os consumidores gaúchos ainda mostram certa aversão ao comércio virtual. Mas duas semanas depois do lançamento, a apreensão se transformou em euforia. Os mais de 400 downloads trouxeram a certeza de que o ingresso nos meios eletrônicos é irreversível.
- Fomos surpreendidos pelo números. Isso só mostra que estamos no caminho. Neste ano, já temos várias ações voltadas para o comércio virtual. Vamos investir nisso para educar as pessoas a usufruir de todos os benefícios que os meios eletrônicos podem trazer aos gaúchos - diz Melissa Danda, analista de marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), responsável pelo Liquida.
Em GRÁFICO, saiba como funciona o aplicativo:
O aplicativo surgiu como uma alternativa à desgastante tarefa de bater pernas atrás da melhor oferta. O serviço disponível para o iPhone, iPod Touch e iPad mostra aos usuários a localização das lojas com os menores preços da Capital. Mais do que uma oportunidade de negócio, a iniciativa busca fortalecer a cultura do comércio eletrônico no Rio Grande do Sul.
- Temos uma demanda ainda muito reprimida aqui no Rio Grande do Sul. A nossa intenção foi quebrar essa barreira e mostrar que o comércio eletrônico pode ser um facilitador para o próprio usuário - explica Melissa.
Para chegar até o aplicativo, o usuário precisa clicar no ícone da App Store e fazer uma busca por Liquida Porto Alegre. Ao encontrar o aplicativo, basta iniciar o download. O serviço oferece diariamente ofertas, que mudam de forma randômica, de vários segmentos inseridos no Liquida Porto Alegre.
Depois de identificar o produto procurado, o cliente receberá a informação da localização da loja mais próxima a partir do ponto onde ele está. Por meio de mapas, o serviço ainda sugere a forma mais rápida de o cliente chegar até estabelecimento escolhido.
- Ter a opção de usar um mapa para mostrar as promoções mais próximas a ti ajuda muito na hora da compra - comentou o usuário Mateus Grillo na página do Liquida Porto Alegre no APP Store.
Já para Laura Lopes, que deixou um comentário no mesmo espaço, a limitação de 1,5 quilômetro para a busca das lojas é um ponto negativo do serviço.
- Acho que eu deveria ter acesso a todas ofertas e então eu decido se vou até o local ou não - disse.
O desenvolvimento da ferramenta levou mais de sete meses e contou com o suporte da F1-Soluções. Segundo o diretor-geral da empresa, Eduardo de Oliveira, a parceria com a CDL deve continuar ao longo de 2011. Com o retorno positivo do aplicativo, a edição de 2012 do Liquida terá novas opções virtuais aos consumidores. Promessa de economia de dinheiro e sola de sapato.