O primeiro semestre de 2024 contabiliza uma alta na quantidade de empresas no Brasil. De acordo com estudo realizado pela Contabilizei com dados da Receita Federal, o setor de empreendedorismo cresceu 7,1% nos seis primeiros meses do ano.
Uma das áreas em que os negócios brasileiros têm investido é na tecnologia. Segundo a pesquisa International Business Report (IBR), desenvolvida pela consultoria Grant Thornton, 80% das empresas do País destinam boa parte dos investimentos nesse setor.
André Loureiro, CEO da Construtora Vórtex, uniu a tecnologia com os valores da empresa, para alavancar o próprio negócio. O presidente começou do zero e, após construir diversas casas, ampliou para prédios e, agora, já acumula mais de 280 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas). Ele detalhou mais sobre esse processo em entrevista, confira.
Como funciona a tecnologia de acompanhamento de obras?
A Vórtex trabalha com o que existe de mais tecnológico no mercado atualmente para acompanhamento de obras. Usamos, por exemplo, software de planejamento em que conseguimos saber diariamente o que foi produzido no canteiro. Com essa ferramenta, que está conectada ao nosso orçamento de obra, conseguimos ter o acompanhamento dos custos e prazos de obra. E se há desvios, trabalhamos imediatamente para recuperá-los.
A Vórtex também utiliza o Lean Construction, que é uma filosofia centrada na eficiência produtiva e na redução de desperdícios. Para isso, a metodologia estabelece que é preciso compreender os processos produtivos, estabilizá-los e colocá-los em um ritmo para que seja possível reduzir os estoques, diminuir o retrabalho e o desperdício em cada etapa.
Quais as outras tecnologias utilizadas pela Vórtex?
São diversas as tecnologias que utilizamos, pois acreditamos que o uso de tecnologia é primordial para se ter uma obra com o custo adequado e a qualidade ideal para o cliente. Por exemplo, usamos um ERP robusto para controle financeiro, contábil, DRE. Investimos, também, em softwares para orçamento, planejamento e controle de qualidade, e em outro específico para controle de versões de projetos e prazo de entregas pelas empresas terceiras – o mestre de obras lê o QR Code do projeto no celular e fica sabendo se está válido ou já obsoleto.
Além disso, temos um programa específico de assistência técnica, em que o cliente abre os chamados e tem seu atendimento agendado online, e conseguimos acompanhar e fazer pesquisas de satisfação. Também utilizamos tecnologia BIM na produção dos projetos e de tecnologias que permitem visitas virtuais aos nossos empreendimentos, que facilitam muito o setor de vendas.
Qual a importância de investir nessas tecnologias?
Todas as tecnologias facilitam a obtenção do resultado e o controle da empresa. Essas tecnologias permitem que os empresários vejam possíveis problemas, o andamento de cada etapa e os atrasos, para garantir um trabalho melhor para os clientes. Então, as empresas que ainda não investem em tecnologia estão atrasadas e precisam começar.
Falando sobre os colaboradores, como a empresa faz essa gestão de pessoal?
Fazemos um trabalho bem forte com relação à cultura, para alinhar todas as pessoas. Assim, elas conhecem os valores, a visão e a missão da empresa. Então, dessa forma, temos uma equipe em que a maioria está engajada, com sede de crescimento, alinhada aos nossos valores. Isso com certeza faz toda a diferença.
Sobre os processos da Vórtex, como eles funcionam e como auxiliam no melhor andamento das obras?
Buscamos arquitetar a empresa de uma forma bem-definida, com processos testados e validados para as diferentes áreas. Dessa maneira, conseguimos seguir um fluxo melhor e mais preciso, garantindo um produto final mais adequado, um resultado financeiro positivo e, principalmente, o reconhecimento do nosso cliente.
Em relação às vendas, como vocês fazem para garantir maior segurança para os interessados?
Quando a gente fala em venda, estamos falando em atender à expectativa do cliente. E procuramos sempre superá-la, entregando um produto com maior qualidade.
Mas um dos nossos grandes diferenciais, com certeza, é a facilidade de pagamento. Nós procuramos facilitar ao máximo para o nosso cliente, financiando 100% do valor.
Com relação à segurança, sempre nos pautamos em entregar as obras em dia, para gerar mais confiança no relacionamento com o cliente. Além disso, temos uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que nos permite financiar todos os projetos já na planta. E também fazemos seguros para casos de risco de engenharia ou problemas para término de obras.
Nós ainda seguimos um padrão para registrar todos empreendimentos com um ente jurídico chamado Patrimônio de Afetação, desta forma, cada obra tem sua conta , impedindo a mistura de dinheiro de uma obra para outra.
Sobre os novos empreendimentos (Smart Place e Garden Club), quais são os diferenciais desses espaços?
A linha Club, como o próprio nome diz, são verdadeiros clubes privativos, porém de valor extremamente acessíveis uma vez que se encaixam 100% no Programa Minha Casa Minha Vida. O Garden Club é um belo empreendimento, com 11 torres e estrutura de clube. Quando a pessoa sai do apartamento, encontra gramados, uma área com árvores, piscinas adulta e infantil, churrasqueiras, lareira ao ar livre, academia, quiosques, playground, espaço Pet, salão de festas etc.
Já a linha Smart é a mais procurada pelos investidores. O Smart Place é um empreendimento mais central e possui elevadores, composto por 104 apartamentos com suíte e sacada com churrasqueira. Os diferenciais são a praça na entrada e o rooftop contendo piscina de borda infinita, salão de festas e academia.
Quais os próximos passos para a construtora?
Estamos mapeando outras cidades dentro e fora do Rio Grande do Sul para nosso planejamento de expansão. Além disso, temos lançamentos no futuro já em
fase de conclusão para 2025, como outro empreendimento Club e um complexo multiuso com área comercial e residencial. Prevemos lançar aproximadamente 500 unidades em 2025.