A Chevrolet S10 avança no comportamento com o visual, o interior e o conjunto propulsor atualizados. Os aperfeiçoamentos garantem mudanças radicais na picape média que ganha condições para enfrentar a acirrada concorrência do seu segmento. Rodamos 600 quilômetros com a Chevrolet S10 High Country que tem preço sugerido a partir de R$ 323.490.
A atualização da S10 segue a tendência do segmento de picapes que passa por ampla renovação. Com crescimento de 17,9% só foi superado pelos utilitários esportivos que avançaram 19,4% em 2024 na comparação com 2023.
A S10 foi a terceira no ranking do segmento de picapes médias em 2024 com mais de 27 mil registros. Por pouco mais de 4.500 unidades seguiu a segunda colocada, a Ford Ranger com 31.860 emplacamentos. A Toyota Hilux foi a líder absoluta com mais de 50 mil registros.
ID Visual Chevrolet
A reestilização da S10 remete à identidade visual Chevrolet e lembra as norte-americanas Colorado e Silverado. O interior segue a design da Spin e novos recursos eletrônicos apoiam a condução e a segurança. O conjunto propulsor foi aperfeiçoado com novos motor turbo diesel mais potente e câmbio automático de oito velocidades.
A grade cromada, o conjunto óptico com faróis afilados, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED, o para-choque, o capô e o para-lamas que personalizam a High Country. As rodas de aço de liga leve de 18 polegadas e o santantônio esportivo cromado, típico estilo norte-americano marcam as laterais.
A capota marítima e as novas lanternas traseiras com assinatura em LED, o nome Chevrolet gravado em baixo relevo na caçamba e detalhes do para-choque completam o conjunto.
Generoso interior
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior da High Country tem revestimento em novos materiais e dois tons. A coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade e o volante é o mesmo da Silverado. Os novos bancos da frente são mais largos e macios. O assento, o encosto e os suportes laterais ganham espuma de diferentes densidades.
As telas digitais do quadro de instrumentos de oito polegadas e do sistema multimídia de 11 polegadas remetem a Spin. A conectividade com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos é sem fio. O ar-condicionado é digital, a recarga do celular por indução e a picape conta com entradas USB tipo A e C na frente e atrás. A câmera de ré é de alta resolução.
O sistema OnStar amplifica a conectividade da S10 com wi-fi nativo, atualização remota de sistemas eletrônicos, aplicativo de comando, também remoto, de funções. Também oferece serviços de proteção e segurança, como o de resposta automática em caso de acidente.
Propulsão e tecnologia
O novo conjunto propulsor e a suspensão trazem aperfeiçoamentos. O motor de quatro cilindros Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cv e força (torque) de 52 kgfm atua com a transmissão automática sequencial de oito velocidades e tração 4x4 com reduzida.
O câmbio AT8, o mesmo que equipa a norte-americana Colorado, foi tropicalizado para o uso brasileiro da picape. A S10 acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos – um segundo a menos que a anterior.
Versátil nas ruas e estradas
O bom comportamento da S10 avançou com os aperfeiçoamentos da linha 2025. O novo conjunto propulsor garantiu potência e força, o interior conforto e os recursos eletrônicos segurança nas ruas e estradas.
Os ajustes elétricos da coluna de direção e do banco permitiram encontrar a melhor posição para a direção confortável, mesmo por longos períodos. Com quase de 5,5 metros de comprimento e mais de duas toneladas, a High Country rodou tranquila. A direção elétrica e a câmera de ré ajudaram nas manobras de estacionamento.
Sobrou potência e força
Nas rodovias, como na BR 290 e BR 101 ou na Estrada do Mar, sobrou potência e força. As respostas do conjunto propulsor foram rápidas, o que garantiu ultrapassagens seguras em estradas de pista simples. O câmbio automático de oito velocidades, silencioso, a troca de marchas foram praticamente imperceptíveis.
A suspensão macia, mas firme, com molas e amortecedores recalibrados, isolou as irregularidades do pavimento e transmitiu pouca vibração para o interior. Nas velocidades mais elevadas e trechos sinuosos, a oscilação foi mínima, mesmo apenas com condutor e acompanhante e caçamba vazia. Mas como no paralelepípedo, a suspensão sentiu as irregularidades. A tração 4x4 facilitou rodar na areia da beira da praia.
Com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), recursos eletrônicos como farol alto automático, assistente de frenagem e automática de emergência e os alertas de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro, de colisão frontal e de saída de faixa, entre outros, auxiliaram a condução. Mas pelo nível da High Country, sentimos falta do controle eletrônico de velocidade adaptativo.
O consumo de combustível da S10 pelos dados do Inmetro é de 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Segundo a General Motors as médias são até 13% melhores.
No nosso teste, as médias variaram de 8,9 km/l a 10,2 km/l na cidade conforme o fluxo. Nas rodovias, em velocidade constante, ficaram de 12,5 km/l a 14,7 km/l, a 80 km/l, e de 11,4 km/l a 12,5 km/l, a 110 km/l. Para 600 quilômetros por ruas e estradas, a média ficou em 11,7 km/l e a melhor média 19,3 km/l.
Conclusão
A atualização da S10 segue a tendência do segmento de picapes que passa por ampla renovação. A versão topo de linha High Country avançou no comportamento, visual, interior e conjunto propulsor.
Os aperfeiçoamentos garantiram mudanças radicais e condições a picape média Chevrolet para enfrentar a acirrada concorrência do seu segmento.
Bonita, com visual que remete às irmãs norte-americanas, e bem equipada, a versão topo de linha atende quem busca uma picape sofisticada, com conforto, desempenho e segurança independe do uso urbano, rodoviário ou rural.
Os aperfeiçoamentos melhoram, e muito, a dirigibilidade nas ruas e estradas. Recursos eletrônicos facilitaram a condução, pelo nível da High Country sentimos falta do controle eletrônico de velocidade adaptativo.
Como sempre, na decisão de compra devem ser avaliados o uso, o custo/benefício e a comparação em relação às demais versões das irmãs S10 e das principais concorrentes argentinas, a líder Toyota Hilux e a nova Ford Ranger.