A investigação do desvio de dados de 50 milhões de usuários do Facebook, que teria favorecido a campanha de Donald Trump, ligou um alerta vermelho nas redes sociais.
Centenas de pessoas estão preocupadas em como proteger suas informações e até campanhas foram criadas para que usuários comecem a deletar suas contas na rede criada por Mark Zuckerberg.
Pouca gente sabe, mas uma ferramenta, dentro da aba de anúncios do próprio Facebook, permite que o usuário "disponibilize" seus dados para anunciantes. Ou seja, diversas informações como localização, emprego, modelo do seu aparelho celular e até mesmo qual foi a última viagem realizada estão liberadas para empresas que anunciam no Facebook.
Para acessar as informações do seu perfil e escolher quais dados deseja desabilitar, clique aqui.
Veja o passo a passo para proteger seus dados:
Ao abrir o endereço, a listagem mostra quais são as fanpages e assuntos com os quais você mais interage:

Seguindo a barra de rolagem, clique no tópico "suas informações" e "suas categorias". Esta é a tela que mais tem surpreendido os usuários. Ali estão detalhados o aparelho celular que a pessoa possui, se ela mora junto com a família (mesmo se as outras pessoas não possuírem contas na rede social), qual tipo de e-mail utiliza e até se realizou algum tipo de viagem recentemente:

A seguir, outro ponto importante da página mostra qual tipo de anúncio/publicidade sua conta está habilitada a receber:

Para proteger seus dados e assegurar sua privacidade, é bem simples: ao lado de cada dado, o usuário pode clicar sobre um "X" disponível no canto direito. As informações serão apagadas, mas o Facebook continuará a exibir a feed de acordo com os seus interesses - o que muda é a disponibilização de dados para os anunciantes.