A pandemia acelerou a transformação digital, tanto dos negócios quanto do poder público. Um sintoma desse processo é o avanço no faturamento da GovBR, empresa de governança que fornece ferramentas para gestores públicos, que em 2022 foi R$ 12 milhões superior ao do ano anterior.
Com 163 municípios gaúchos entre os clientes, a empresa prevê crescer 15% neste ano. Para isso, vai investir R$ 18 milhões em novas tecnologias e lançar uma ferramenta focada em telemedicina.
Em 202o, a coluna conversou com Rafael Sebben, diretor regional na GovBR. Na ocasião, o gestor disse que processo de digitalização era um "caminho sem volta". Agora, detalha que a previsão tem se concretizado. Para este ano, somente no Estado, a empresa prevê adicionar mais 12 prefeituras a sua carteira de clientes:
— Muitas cidades eram resistentes à transformação digital por questão de cultura ou pela percepção de que a população não aderiria aos serviços online, mas a pandemia serviu como um período de aprendizagem digital para muita gente, e a necessidade levou cidades a acelerar o processo.
Uma das ferramentas que a empresa oferece, Processo Digital, é utilizada em 80 prefeituras e outros órgãos no Estado. Permite que os processos diários, como protocolos internos e até alguns considerados mais complexos, como liberação de alvarás, sejam realizados em ambiente 100% digital. A empresa estima que 10 milhões de impressões deixaram de ser feitas com essa tecnologia.
— Não é porque um processo público tem característica burocrática que precisa ser lento. Claro que ainda existe resistência à transformação digital, mas vem caindo — avalia Sebben.
* Colaborou Camila Silva
Leia mais na coluna de Marta Sfredo