Na segunda-feira (12), o Banrisul lança seu marketplace (shopping virtual). Depois da mudança de marca, é mais um passo do banco estadual gaúcho no caminho da atualização. E também, claro, na busca de rentabilização.
Embora o banco não detalhe o formato exato da nova ferramenta, já está definido que terá formato comercial, ou seja, terá lojas variadas, não será apenas um agregador de aplicações, inclusive de terceiros, como outros bancos estão adotando - caso do Bradesco.
O shopping virtual faz parte das iniciativas anunciadas no ano passado no Banrisul Day, destinado a analistas do mercado de capitais. Nesse âmbito, a diretora de Produtos, Segmentos e Canais Digitais do Banrisul, Claíse Rauber, já havia antecipado que um marketplace seria uma forma de atender a base de clientes e também de aumentar o uso dos cartões da instituição e de outras formas de pagamento.
Bancos tradicionais estão sendo desafiados por fintechs e ferramentas digitais, que vêm ganhando mercado com acesso simplificado e menor cobrança de tarifas. Além disso, o Banco Central (BC) prepara o real digital, agora para 2024. Segundo o presidente da instituição, essa ferramenta vai contribuir para que o cartão de crédito deixe de existir "em breve". Na visão de Campos Neto, os clientes terão um aplicativo integrador no celular, que será montado com ajuda do open finance, mecanismo que promete impulsionar a concorrência no setor financeiro.