Com auxílio emergencial reduzido, iniciativas para reduzir a fome durante a pandemia são cruciais. Nesta terça-feira (20), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou a campanha Doação Super Essencial. Vai arrecadar recursos para distribuir cartões de R$ 100 à população vulnerável.
A iniciativa estreia em São Paulo, mas alcançará as 27 entidades estaduais ligadas à Abras, inclusive no Rio Grande do Sul.
A operação tem apoio da ONG Ação Cidadania e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas. E a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) ajudará a captar doações.
O cartão não é recarregável, mas pode ser usado várias vezes, em supermercados diferentes, até o limite de R$ 100. A distribuição poderá ser feita pela própria empresa doadora, se quiser ajudar uma comunidade específica, seguindo critérios para definir vulnerabilidade de programas sociais de Estados e municípios. Caso contrário, serão entregues pela Abras a programas sociais.
Em nota, o presidente da Abras, João Galassi, afirma que a ação solidária é fundamental quando uma parcela considerável da população brasileira não tem acesso a alimentos e itens de primeira necessidade. Cada família poderá escolher como gastar os R$ 100, o que a Abras destaca como "liberdade de escolha para quem vive em situação de vulnerabilidade representa dignidade e resgate de cidadania".
— Todos os setores da sociedade precisam estar unidos para socorrer as famílias que foram atingidas pela pandemia. A adesão de empresas de todo o país à campanha é uma forma prática de ajudar efetivamente a aplacar a fome que assola milhões de lares brasileiros.
Como a coluna já afirmou, toda ajuda é válida neste momento, das pequenas contribuições individuais a doações milionárias, passando pelas estruturas diante de problemas urgentes, como foi a distribuição de medicamentos para intubação.