Uma grande rede de varejo gaúcha está encolhendo. A Multisom, que já teve 130 lojas espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, está atualmente com apenas
89 e reavaliando o desempenho de todas de forma constante. Além de simplesmente fechar
30 unidades que funcionavam em shopping centers – onde os custos costumam ser mais elevados do que os do comércio de rua – a empresa vendeu outras 11 para a rede de franquias de pontos de venda da marca sul-coreana Samsung.
O presidente da rede, Francisco Noveletto, argumenta que o e-commerce é o principal responsável pelo desaparecimento das lojas especializadas em eletrônicos. Conforme dados do Webshoppers, apurados em parceria por Ebit e Nielsen, em volume financeiro, a categoria telefonia e celulares responde por 18,9% do faturamento do comércio online no Brasil, seguida de eletrodomésticos, com 17,9% e eletrônicos, com 11,2%. Fenômeno semelhante ocorre com os livros, cujo negócio escancarou a crise no ano passado. Quando a coluna quis saber se o tamanho já é o ideal, Noveletto respondeu assim:
– O ideal depende do comportamento do mercado.
Além da concorrência do comércio eletrônico, avalia que mesmo o consumidor que quer comprar em lojas físicas muitas vezes acaba optando por lojas de departamento ou até hipermercados, que costumam ter áreas especializadas em eletrônicos.