
Após o escândalo de vazamentos de dados de usuários e de ser usada para disseminar notícias falsas, o Facebook teve resultados abaixo do esperado no terceiro trimestre de 2018. Os dados divulgados nesta terça-feira (30) apresentaram receita de US$ 13,73 bilhões, ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, que era de US$ 13,8 bilhões. O mais grave, do ponto de vista dos negócios para o futuro, foi que o número de usuários ativos na rede social também ficou abaixo do esperado.
A expectativa de analista do site americano Bloomberg era de 2,28 bilhões de pessoas conectadas, mas o dado do trimestre ficou em 2,27 bilhões. O único ponto positivo foi a proporção do lucro por ação, que chegou a US$ 1,76 quando o mercado esperava que não passasse de US$ 1,47.
Escândalos com o vazamento de informações de usuários e a disseminação de fakes news na rede social são os principais fatores para as perdas da rede social, pois preocupa as empresas em relação à reputação de marca. Segundo analistas, a rede social chegou a um ponto de saturação em relação ao crescimento de acessos, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos. Isso gera preocupação porque as demais partes do mundo, o que inclui o Brasil, têm usuários menos "lucrativos" na plataforma.