A bicicleta foi uma febre no final da década de 1890 e início dos anos 1900 em Porto Alegre. Duas sociedades rivalizaram nas disputas dos pedais. Em 10 de janeiro de 1897, a primeira corrida ocorreu na capital gaúcha. Os alemães da Blitz desafiaram a União Velocipédica. Cada sociedade indicou três atletas para a disputa na Rua Voluntários da Pátria em um domingo. O grande vencedor foi João Ribeiro Alves, da União, que chegou com pedal quebrado depois de dois tombos.
A União Velocipédica de Amadores foi fundada em março de 1895 no Restaurante da Estação, no final da linha do bonde Menino Deus, atual esquina da Rua José de Alencar e Avenida Getúlio Vargas. Não nasceu com espírito competitivo. Em um domingo de cada mês, realizava passeios ciclísticos, principalmente para a zona sul. O uniforme era listrado, em azul e branco. A sociedade fez acordo para usar o Prado Rio-Grandense, no Menino Deus, para corridas, exercícios e reuniões, mas depois construiu velódromo junto ao Prado Independência, no Moinhos de Vento.
Um ano após a fundação da União, surgiu o Radfahrer Verein Blitz (na tradução do alemão, Clube de Ciclistas Relâmpago). A sociedade foi criada em outubro de 1896 por integrantes do Ruder Verein Germania, clube de remadores formado por alemães e seus descendentes. A camisa era listrada nas cores preta e amarela. Em setembro de 1898, sete meses após inauguração do velódromo do Moinhos de Vento, a Blitz abriu sua pista de corridas na Rua Voluntários da Pátria.
Um grande momento foi a inauguração do moderno velódromo da União no Campo da Redenção em 19 de novembro de 1899. O complexo com pista, arquibancadas e restaurante ficava na área ocupada hoje pela rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Rua Sarmento Leite. Naquele domingo, ciclistas das duas sociedades, incluindo mulheres, pedalaram do Menino Deus até a entrada triunfal no novo velódromo.
Nas corridas da inauguração, João Ribeiro Alves, da União, percorreu 50km (150 voltas) em 1h20min. Uma marca que virou meta para outros atletas superarem. No ano seguinte, por exemplo, Oscar Schaitza, fundador e um dos principais atletas da Blitz, conseguiu reduzir o tempo para 1h16min. Com dois ótimos velódromos em Porto Alegre, grandes corridas animaram o público.
O futuro das sociedades começou a mudar com a chegada do futebol. Os sócios da Blitz fundaram o Fuss-Ball Club Porto Alegre em 1903 e o campo ficou ao lado do velódromo da Rua Voluntários da Pátria. Não foi coincidência que sócios da União ingressaram no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, fundado no mesmo dia do Fuss-Ball. A rivalidade aos poucos migrou para os campos e os clubes de ciclismo encerraram as atividades nos anos seguintes.
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