Nesta quarta-feira (12), a prefeitura de Porto Alegre assina a ordem de início de instalação dos novos contêineres de lixo. Eles vão substituir os modelos antigos.
O consórcio Porto Alegre Ambiental, formado pelas empresas Conesul e RN Freitas, terá 30 dias para fazer a troca de todos os equipamentos. E os primeiros contêineres já começarão a ser instalados na madrugada de quinta-feira (13).
Dos 2950 novos modelos, 450 terão uma tampa diferenciada, que impede que o material seja retirado de dentro. Esse é um teste que está sendo feito.
Outros 450 serão da cor verde e receberão lixo seco. Também será feito um período de experiências.
Os testes serão feitos nos bairros Menino Deus, Cidade Baixa, Praia de Belas e parte do Centro Histórico. Se o resultado for considerado positivo, a tampa dos demais será trocada.
— Vamos fazer em alguns pontos e, se der certo, é só trocar a tampa dos demais — destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos (SmSurb), Vitorino Bassegio.
Os contêineres tradicionais, do modelo tradicional, serão instalados nos demais 19 bairros da coleta automatizada. Eles deveriam estar nas ruas desde novembro. Porém, houve atraso na entrega dos equipamentos, que vieram da Itália.
O consórcio assinou contrato com a prefeitura em julho do ano passado. Ele tinha quatro meses para dar início à coleta automatizada do lixo.
O contrato emergencial, que tem a empresa Conesul como responsável, será finalizado em 17 de março. A contratação ocorreu para resolver o problema da coleta de lixo automatizada na cidade. Em setembro de 2023, a prefeitura chegou a rescindir o vínculo com a antiga responsável pelo serviço.
O serviço automatizado equivale a aproximadamente 20% do volume total da coleta domiciliar da Capital. O restante do recolhimento é feito por meio de uma empresa que coleta, manualmente, as sacolas de lixo e deposita o material em caminhões.