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O projeto de construção de um trem entre Porto Alegre e Gramado recebeu parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O investimento gira em torno de R$ 3 bilhões e será executado com recurso 100% privado.
— O parecer da PGE deu ok. O Estado sinaliza que está de acordo. Agora vamos avaliar as argumentações futuras — destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo.
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes já está avaliando a viabilidade do traçado da ferrovia. Os servidores também analisam os aspectos técnico-operacionais do requerimento da empresa Sultrens Transportes Ferroviários.
— O extrato do requerimento está (publicado) no Diário Oficial, conforme determina lei e normativas da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) — informa o secretário Juvir Costella.
A expectativa do governo gaúcho é de que o contrato de adesão seja assinado em 2025. Quando isso ocorrer, a empresa apresentará pedido para obtenção da licença prévia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi realizado.
A Sultrens também precisa desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Esse levantamento apontará um detalhamento dos custos, impactos ambientais, entre outros pontos.
— Pretendemos começar a obra ainda em 2028 e, em três anos, já estarmos rodando. Nosso objetivo é o Natal Luz de 2031 — projeta o sócio-diretor da RG2E, Renato Ely.
O projeto, desenvolvido há dois anos, é capitaneado pela RG2E Engenharia Consultiva, que atua em projetos de metrôs e ferrovias de passageiros; pela STE Engenharia, com experiência em projetos de infraestrutura; e pela BF Capital, que atua na captação de investidores. As três criaram a SulTrens, empresa de propósito específico.
Mais do projeto
A ideia é que a viagem seja feita em pouco mais de uma hora, fugindo dos congestionamentos das rodovias da Região Metropolitana. O sistema foi concebido para captar um mínimo de 10% dos turistas que sobem a Serra em direção a Gramado e Canela.
Três traçados foram estudados. O caminho mais curto foi escolhido. Saindo da região do aeroporto Salgado Filho, o trem passaria por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, chegando a Gramado.
Na primeira avaliação feita, não haverá pontos de parada. Porém, se os estudos complementares apontarem que uma região possa potencializar o investimento, uma estação intermediária poderá ser criada.
A ideia é que o trem tenha viagem a cada hora, entre 7h e 9h. A partir das 10h, as partidas ocorreriam sempre em 30 minutos, até as 22h.
Cada viagem poderá transportar até 250 passageiros. Se for viável, durante o final da noite e madrugada, a linha poderá ser usada para o transporte de carga.
Somente em desapropriações, o cálculo estimado indica que serão investidos 10% do total previsto para o desenvolvimento do projeto.
Mas o principal desafio será vencer os 800 metros de desnível da Serra. Para o trem conseguir ter capacidade de passar pela região, a inclinação ocorrerá em um trecho de 12 quilômetros.
Uma lei federal de 2021 estimula empresas, com autorização dos governos, a desenvolverem projetos, realizar obras e fazer a operação de linhas de transporte ferroviário. Se o projeto for aprovado, a concessão poderá ter até 99 anos, segundo a lei federal.
A viagem entre Porto Alegre e Gramado já ocorreu no século passado. A linha férrea foi desativada em 1963.