
Uma corrida contra o tempo foi aberta na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a BR-116, a BR-290, a BR-392 e a BR-158 ganhem novos pedágios a partir do ano que vem. Uma força-tarefa foi montada para garantir a realização do leilão em 2025.
Para que o objetivo ser atingido, as respostas da consulta pública precisam ser publicadas até 4 de abril. Depois disso, o edital será enviado para revisão do Tribunal de Contas da União.
A publicação do edital é aguardada para o segundo semestre. Já o leilão é previsto para ocorrer em dezembro.
A concessão das quatro rodovias estava em fase de reanálise pelo Ministério dos Transportes, ao ser montada quando o free flow ainda não estava em funcionamento no Brasil. As diretrizes do projeto foram atualizadas, mas ainda não há informações sobre pontos de cobrança e valores da tarifa.
A nova ponte do Guaíba também foi incluída na montagem do edital. O governo Lula, porém, indicou que pretendia concluir as obras inacabadas antes de repassá-las para a iniciativa privada.
Projeto original
Idealizado no governo Bolsonaro em 2020, o projeto indicava que o grupo que vencesse a concorrência precisaria investir R$ 4,40 bilhões durante 30 anos. O trecho a ser concedido somava 674,10 quilômetros de extensão.
O estudo foi apresentado em 2022 e previa a construção de 13 novas praças de pedágio. A tarifa em trechos de pista simples seria de R$ 11,54 para carros. Já nas rodovias com pista dupla, o montante para estes veículos poderia chegar a R$ 16,15. Os valores são equivalentes a cada 100 quilômetros.