Depois de apostar na construção da nova ponte do Guaíba, e não concluí-la, de ter investido pesado na duplicação da BR-116 - no sul do Estado -, mas ainda longe de conseguir entregá-la totalmente, o governo Bolsonaro escolheu uma nova obra para chamar de sua. Sem dinheiro sobrando, a tática adotada foi retirar dinheiro de um contrato e repassá-lo para outro.
O remanejo de recursos foi divulgado pela União nesta quarta-feira (13). A duplicação da BR-116 perdeu R$ 12 milhões. Dos 211 quilômetros, entre Guaíba e Pelotas, 62% já estão em uso.
O governo promete entregar a obra em 2022. Porém, há ainda trechos da duplicação que estão parados, há espera de contratações de empresas.
A verba está sendo encaminhada para a construção das novas pontes sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, também na BR-116. Essa obra tem chances bem maiores de ser entregue ao longo do ano que vem.
Depois de finalizada a etapa das fundações - não tão chamativa -, a obra tem demonstrado avanços significativos. Recentemente, foram instaladas vigas na estrutura. Com isso, a obra atingiu 75% de execução.
As etapas seguintes são a colocação de pré-lajes e concretagem. Em seguida, será implantada a laje superior, que dá forma à pista. Sua conclusão é prevista para ocorrer até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
A construção das pontes teve início em março deste ano. A obra faz parte de um pacote de melhorias previstas para o trecho metropolitano da BR-116.
Já a duplicação dos trechos mais ao sul está completando 10 anos em outubro. A obra, que foi contratada a R$ 868,94 milhões, já custa R$ 1,77 bilhão.