Um dos trechos de rodovias mais perigosos do Rio Grande do Sul vai mudar. O quilômetro 47 da RS-122, em Farroupilha, é conhecido como Curva da Morte.
As alterações ainda vão demorar para acontecer, mas elas já estão projetadas no estudo de concessão divulgado pelo governo gaúcho. O viaduto, que chegou a ser cogitado, não será construído.
Porém, as obras que estão sendo previstas pretendem tirar este incômodo título do trecho da rodovia da Serra. De acordo com o secretário Extraordinário de Parcerias do governo do Estado, Leonardo Busatto, a região será duplicada e haverá correção de traçado, para deixar a curva menos acentuada.
De acordo com o estudo, a RS-122 receberá obras entre os quilômetros 39 e 59, de São Vendelino a Farroupilha, a partir do quarto ano de contrato. Se os prazos previstos forem cumpridos, o leilão ocorrerá em dezembro de 2021. O contrato seria assinado até o fim do primeiro semestre do ano que vem. Então, a obra que acabaria com a Curva da Morte poderia estar pronta até o fim do primeiro semestre de 2026.
Demais duplicações
No terceiro ano de concessão, o trecho entre os quilômetros 69 e 80, em Caxias do Sul, será duplicado. Já a terceira faixa está prevista para ser construída entre os quilômetros 59 e 69, em ambos os lados da rodovia, a partir do 13º ano de contrato. Aliás, para incentivar que as empresas vencedoras executem com agilidade as obras, a proposta do governo é que a tarifa possa ficar 30% mais cara em rodovias duplicadas.
Campeã de praças
Das 22 rodovias que serão repassadas para a iniciativa privada, a RS-122 é a rodovia que mais terá praças de pedágios. Serão quatro, em 110 quilômetros. Os pontos de arrecadação serão erguidos até o fim do primeiro ano da concessão.
As cancelas estão previstas no quilômetro 22, em São Sebastião do Caí; quilômetro 50, em Farroupilha; quilômetro 99, em Flores da Cunha; e no quilômetro 132, em Antônio Prado. Se somarmos os valores mínimos, a viagem entre estes quatro pontos de cobrança será de R$ 23,76.