As obras de construção das quatro novas praças de pedágio da BR-101 de Santa Catarina foram concluídas na semana passada. Os trabalhos foram iniciados em setembro.
Os novos pontos de cobrança foram erguidos em São João do Sul, quilômetro 457,5; Araranguá, quilômetro 404,5; Tubarão, quilômetro 344,7; e Laguna, quilômetro 298,6. A CCR ViaCosteira aguarda agora pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber quando irá iniciar a cobrança.
A autarquia analisa se houve a recuperação prevista em contrato nos 220,4 quilômetros entre Passo de Torres e Palhoça. O resultado desta avaliação ficará pronto até o dia 13 de abril. Depois disso, a ANTT tem até dez dias para publicar o início da cobrança no Diário Oficial da União.
O pagamento do pedágio, porém, só começará depois de 10 dias de funcionamento das praças. Esse período é usado para orientar os usuários e avisar da data efetiva do início e data de cobrança.
A tarifa estimada é de R$ 1,97. Porém, este valor é referente a agosto de 2019, e passará por correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período.
Trabalhos já iniciados
Desde que assumiu a manutenção do trecho, em agosto do ano passado, a concessionária realiza a recuperação das pistas, com troca de asfalto, renovação da pintura das faixas de tráfego e troca das placas de trânsito. Também faz o recolhimento de lixo às margens da rodovia, substituição de placas de trânsito, e recuperação de pontes, viadutos e passarelas. Os túneis da cidade de Paulo Lopes e de Tubarão, também são operados por técnicos da CCR.
Desde fevereiro de 2021, os usuários da rodovia contam com serviços operacionais, como socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicação ao usuário.
Serviços que irão começar
Todo o trecho concedido será coberto por câmeras de monitoramento. Serão instalados 235 aparelhos. Eles deverão estar em funcionamento até agosto de 2023.
Até agosto de 2025, os 220 quilômetros da BR-101 precisarão passar por uma recuperação estrutural. Também deverão ter sido realizadas obras de melhorias em intercessões, acessos, vias marginais e a construção de faixas adicionais em pontos críticos.
O contrato é válido por 30 anos. Ao todo, serão criados 98 quilômetros de faixas adicionais, 70 quilômetros de vias marginais, implantação de 18 passarelas, rotatórias, e outras ações. São previstos R$ 3,37 bilhões em novos investimentos e R$ 3,99 bilhões destinados à conservação, manutenção e monitoramento das rodovias
A concessão vai gerar aproximadamente 3,7 mil empregos diretos e indiretos. Até agora, já foram contratados mais de 1.020 profissionais que trabalham diariamente nas frentes de serviço da rodovia, bem como no setor administrativo.