A construção das quatro novas praças de pedágio da BR-101 de Santa Catarina já começou. Os trabalhos foram iniciados em setembro.
Os novos pontos de cobrança estão sendo erguidos em São João do Sul, quilômetro 457,5; Araranguá, quilômetro 404,5; Tubarão, quilômetro 344,7; e Laguna, quilômetro 298,6. As construções devem ser finalizadas até março de 2021.
Depois de concluída esta etapa, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fará vistoria para inspecionar as obras. Para que a cobrança possa ser iniciada, a CCR ViaCosteira precisará ter finalizado todos os trabalhos iniciais de recuperação nos 220,4 quilômetros de sua competência, que estão previstos em contrato.
A expectativa da empresa é que as cancelas estejam funcionando em abril. O prazo máximo para esta etapa é agosto de 2021.
A tarifa cobrada será de R$ 1,97. O valor de agosto de 2019 passará por correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período.
Desde que assumiu a manutenção do trecho, a concessionária já realiza a recuperação das pistas, com troca de asfalto, renovação da pintura das faixas de tráfego e troca das placas de trânsito. Nesta primeira etapa, serão cerca de 50 quilômetros de restauração, onde o pavimento existente é retirado para que outro seja implantado no local.
Também já foram recolhidas 25 toneladas de lixo, substituídas 300 placas de trânsito, e recuperadas 32 obras de artes especiais, como pontes e viadutos, além da colocação de mais de mil elementos refletivos, também chamados de olho-de-gato. Os túneis da cidade de Paulo Lopes e de Tubarão, também são operados por técnicos da CCR.
A partir de fevereiro de 2021, os usuários da rodovia contarão com serviços operacionais, como socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicação ao usuário.
Todo o trecho concedido será coberto por câmeras de monitoramento. Serão instalados 235 aparelhos. Eles deverão estar em funcionamento até agosto de 2023.
Até agosto de 2025, os 220 quilômetros da BR-101 precisarão passar por uma recuperação estrutural. Também deverão ter sido realizadas obras de melhorias em intercessões, acessos, vias marginais e a construção de faixas adicionais em pontos críticos.
O contrato é válido por 30 anos. Ao todo, serão criados 98 quilômetros de faixas adicionais, 70 quilômetros de vias marginais, implantação de 18 passarelas, rotatórias, e outras ações. São previstos R$ 3,37 bilhões em novos investimentos e R$ 3,99 bilhões destinados à conservação, manutenção e monitoramento das rodovias
A concessão vai gerar aproximadamente 3,7 mil empregos diretos e indiretos. Até agora, já foram contratados mais de 1.020 profissionais que trabalham diariamente nas frentes de serviço da rodovia, bem como no setor administrativo.