Conhecer para apreciar. A frase sintetiza a estratégia de divulgação da produção gaúcha de sucos e vinhos no Planeta Atlântida, que será realizado nos próximos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O produto feito no Estado será colocado na vitrine do maior festival de música do sul do Brasil.
Um espaço para a degustação de rótulos do Rio Grande do Sul será instalado na área Premium. A ação, que reúne a Secretaria de Agricultura e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Consevitis), tem no alcance do Planeta Atlântida um dos motivos para ser realizada.
— Um evento dessa magnitude, que reúne público de todo o Estado, do país é uma grande oportunidade de mostrar para o público nossos sucos e espumantes — disse à coluna o titular da Agricultura, Clair Kuhn.
Além de importante para o negócio em si, a iniciativa tem uma importância simbólica para o setor: celebrar a retomada, após o grande impacto da catástrofe climática de 2024.
— Perdemos quantos parreiras nas enchentes? É uma maneira de potencializar esses produtores — acrescenta Kuhn.
A vindima está em pleno andamento no RS. Levantamento da Emater aponta uma produção de 860 mil toneladas da fruta, o que representa um aumento de 55% em relação à safra anterior (23/24) e de 5% se comparada a uma normal. O cálculo considera a fruta destinada à indústria e a para o consumo in natura.