Será assinado nesta quinta-feira (26) o contrato com a holandesa Van Oord para dragagem de R$ 95 milhões do porto de Rio Grande. Em visita à coluna, empresários da cidade defenderam que a mesma licitação inclua o alargamento do canal com uma dragagem maior do que a prevista. O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, diz que estudos mostraram ser possível fazê-la com o mesmo valor.
- Permitiria o giro de manobra para grandes embarcações. Os armadores viriam para cá porque haveria ganho de escala nas cargas - explicou, defendendo que não apenas contêineres seriam beneficiados.
A capacidade do porto de Rio Grande por ano é de 1,4 milhões de TEUs (unidade de medida que considera contêineres menores). Com o alargamento, Tecon estima que sobe para 2,5 milhões. A ideia é de que se torne um "hub" portuário do Cone Sul, competindo para atração de cargas com Uruguai e Argentina.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, concordou com a importância do alargamento e informou que há um pedido de licença no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). Tratativas também estão em andamento com empresas e com a Marinha.
Dragagens
Esta será a segura etapa da dragagem. A estimativa é de que sejam retirados 2,7 milhões de metros cúbicos de material, principalmente areia. A primeira, de R$ 84 milhões, foi feita no ano passado pelo consórcio formado pela própria Van Oord e a belga Jan De Nul.
Em paralelo, se prepara a dragagem das hidrovias, que teve o número de canais ampliando, fazendo o valor subir de R$ 60 milhões para R$ 100 milhões. Klinger aguarda autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para iniciar a primeira etapa.
- Vamos tratar do cronograma na cerimônia de hoje com o secretário Juvir Costella (dos Transportes) e o governador Eduardo Leite - acrescenta.
Porém, a vontade do executivo - e que cairia muito bem para as hidrovias gaúchas - era ter um contrato de longo prazo para que não precisasse se fazer todo este processo periodicamente, evitando grandes períodos sem a dragagem.
- A manutenção é necessária sempre. O ideal é ter um contrato, por exemplo, de 25 anos, que garantisse a dragagem permanente - detalha Klinger.
Fertilizantes
Também será oficializado na cerimônia desta quinta-feira (26) o investimento de R$ 50 milhões da Rio Grande Fertilizantes, também chamada de RG Fertilizantes. A empresa comprou uma área no distrito industrial e fará a pavimentação da via de acesso, chamada de Estrada do Bolacha.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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