
A coluna recebeu reclamações de problemas novamente no sistema da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Realmente, estão ocorrendo e o site do órgão, por onde passam qualquer registro ou alteração de empresas no Estado, traz alertas sobre a instabilidade.
Ainda em fevereiro, a Junta Comercial confirmou que havia problemas para atividades como consulta de processo e download de documentos. Agora, ocorreu uma correção no sistema, quando foram renumerados protocolos e o novo código foi enviado aos clientes.
A coluna conversou com o vice-presidente da JucisRS, Sauro Martinelli, que atribuiu a situação a uma migração realizada em fevereiro para implantar um convênio com o Sebrae-RS. Afirmou que não há atrasos nos processos e que a situação estará normalizada em breve.
— O objetivo do convênio é acelerar o desenvolvimento do sistema e reduzir custos de armazenamento de dados. São modificações fundamentais e que vão gerar um sistema estável, funcional e de baixo custo, em um curto espaço de tempo. Como a migração do sistema começou em fevereiro, estamos enfrentando certa instabilidade inicial, mas que será superada logo.
O executivo sugere que as pessoas procurem a ouvidoria no caso de dificuldades:
— Apesar de tudo isto, a situação pode ser considerada normal. Continuamos a deferir centenas de processos diários. Mas pedimos desculpas aos usuários pelos transtornos momentâneos. É para a melhoria dos serviços.
A partir da notícia publicada em dezembro sobre a ida do órgão para o prédio que era ocupado pelos Lanceiros Negros, a coluna aproveitou para perguntar sobre os prazos para a licitação dos projetos executivos. Havia a previsão de que fosse lançada até fevereiro. O vice-presidente afirma que será apresentada em breve.
— Estamos fazendo ajustes. Como a Sala do Empreendedor adotou status de prioridade de governo, passamos a priorizar a sua conclusão para então dar seguimento ao projeto da nova sede.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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