
"Consumidor Verde" é um quadro semanal da coluna com informações para uma transição a um consumo mais sustentável. Sempre aos finais de semana, na coluna Acerto das (tuas) Contas, em Zero Hora e GZH.
A coluna vem há meses falando do greenwashing (lavagem verde, em inglês), quando a sustentabilidade anunciada pelas marcas é apenas marketing ilusório e não algo verdadeiro. Para turbinar o "desconfiômetro" do consumidor, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, dá três dicas para identificar o greenwashing, incrementadas pela coluna:
1 - Desconfie de expressões vagas, como "ecológico", "natural" e "amigo do meio ambiente", sem explicações claras ou certificações confiáveis.
2 - Pesquise sobre a empresa em relatórios de sustentabilidade e compromissos públicos. E, ainda assim, podem ser apenas enrolação. Marcas que evitam divulgar informações detalhadas e, principalmente, claras e fáceis de entender não merecem seu voto de confiança.
3 - Analise embalagens e rótulos, considerando evidências concretas e informações que são obrigatórias por lei, que, infelizmente, acabam ficando em letras miúdas e quase escondidas, como a lista oficial de ingredientes. O uso de cores verdes, folhas e símbolos ambientais não dão garantia alguma de que é um bom produto.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: o que me deixa consumista
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
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