As vendas do varejo nacional caíram em outubro, com recuo de 0,9% no volume sobre setembro. Há o ajuste sazonal na pesquisa do IBGE.
Gerente da pesquisa, Isabella Nunes acredita que houve um adiamento das compras, já que o consumidor sabia que o mês seguinte teria liquidação. Novembro tem se tornado conhecido pela Black Friday, campanha de promoções copiada dos Estados Unidos. Aliás, este movimento já tinha sido antecipado pelo empresário Sérgio Galbinski em um desabafo para para a coluna: Lojista gaúcho desabafa contra a Black Friday
A queda surpreendeu e desapontou o mercado. Os analistas projetavam crescimento de 0,2% no desempenho do comércio. Ou seja, a próxima pesquisa deve apresentar reversão no desempenho, mesmo que nem todas as vendas represadas tenham ocorrido em novembro.
No Rio Grande do Sul, o recuo foi menos intenso. O varejo vendeu 0,1% menos.
Já na comparação com o ano passado, o varejo brasileiro tem avanço de 2,5% nas vendas. No comércio gaúcho, o avanço foi bem maior, de 9,6%.
Outro ponto destacado pelo IBGE é que, em outubro, o varejo brasileiro reverteu a tendência de queda registrada desde abril de 2015 no acumulado em 12 meses. O indicador avançou 0,3%, influenciado pelas vendas de artigos farmacêuticos (0,3%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%), que contemplam vendas online de lojas de departamento.