Um dos motes do reposicionamento da marca Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), anunciado no início do ano passado, foi "Trazer novas respostas às novas necessidades da sociedade". O que a instituição de saúde de Porto Alegre não imaginava é que uma pandemia se avizinhava, trazendo consigo a exigência de reações rápidas para salvar vidas. Uma das soluções adotadas pelo HSL à época foi abrir novos leitos de UTI e incentivar a ciência na busca por medicamentos e estratégias contra a covid-19.
Completando, neste 29 de outubro, 45 anos desde sua inauguração — agora em um cenário de indicadores que dá a entender que o pior da pandemia ficou no passado —, o HSL volta seu olhar para os procedimentos e cirurgias que ficaram represados no último ano e para a consolidação de "linhas de cuidado", metodologia que preza pela agilidade desde a admissão do paciente ao hospital até a alta, especialmente atenta às necessidades individuais dos pacientes. A cardiologia foi um dos setores que mergulhou mais fundo nesta dinâmica: foi anunciado neste ano o serviço +Cardio, que é realizado por uma série de profissionais especializados na saúde do coração.
— Os melhores hospitais do mundo têm linhas de cuidado solidamente estabelecidas. O paciente entra no hospital e segue uma linha que observa o que é melhor para cada situação dele, adaptando estruturas conforme sua necessidade. O +Cardio implementou essa visão de linha de cuidado para o atendimento a todas as doenças cardiovasculares, de forma que todos os médicos que lidam com determinado paciente, seja na Emergência, na UTI, na sala de operação, são cardiologistas — afirma Paulo Caramori, chefe do Serviço de Cardiologia do HSL.
Outra aposta de melhoria no atendimento fornecido pelo hospital — que recebe pacientes tanto pelo SUS como por convênios — é o HSL Care, lançado há pouco mais de um mês. Trata-se de um serviço de check-up geral focado em três linhas de cuidado: a saúde das pessoas com mais de 60 anos, das mulheres e de quem pratica exercícios físicos com regularidade ou pretende iniciar a prática. A agilidade no atendimento é um dos pilares do serviço.
— O cliente passa por especialistas médicos, faz exames e, ao final da mesma manhã em que entrou no hospital, já sai daqui com um diagnóstico e um tratamento ou conduta médica a ser adotada — afirma Leandro Firme, diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS.
Resposta à pandemia
Cada elo que compõe o sistema de atendimento em saúde passou por adaptações por causa da covid-19. O diretor técnico do Hospital São Lucas, Saulo Bornhorst, lembra que durante os períodos mais desafiadores da pandemia, a instituição precisou investir energia e dinheiro na criação de leitos especializados para pacientes covid em estado crítico.
— Em determinado momento dobramos a nossa capacidade de atendimento em UTI e mais de 80% desses leitos ficaram ocupados por pacientes covid. Atualmente, com a redução dos números da pandemia, estamos voltando nosso atendimento para pacientes com outras patologias, mas estamos sempre vigilantes — afirma.
Uma das principais frentes da batalha contra o coronavírus no HSL esteve sob a liderança de Fabiano Ramos, chefe do Serviço de Infectologia e do Serviço de Controle de Infecção. O infectologista foi responsável por comandar a pesquisa da CoronaVac no Estado. Ao lado de outros 15 centros de pesquisa no país, o hospital gaúcho envolveu mais de 1,3 mil voluntários ao longo de cinco meses no estudo clínico da vacina.
— Foi um desafio extremamente grande e que contou com participação direta da direção do hospital, que apostou muito nessa ideia. Esses estudos não costumam ter um retorno financeiro direto para o hospital, mas a instituição comprou a ideia e montou toda uma estrutura para receber o estudo — afirma Fabiano.
A CoronaVac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e, após aprovação para uso emergencial dada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi o primeiro imunizante contra o coronavírus a ser aplicado no Brasil. A relação do HSL com o Butantan havia começado em 2015, quando tornou-se o único centro da região sul do país a trabalhar na criação da vacina da dengue, que está em curso. Desde 2020, também realiza estudos para validar a vacina tetravalente contra a influenza, que deve começar a ser produzida em 2022 pelo Butantan, como uma substituta à trivalente. O envolvimento na busca pela vacina contra a covid-19 foi o desfecho natural dessa parceria.
— Assim como a pandemia foi o maior desafio da nossa geração de médicos, este estudo certamente foi o maior desafio que eu enfrentei até agora em termos de liderança e de responsabilidade. Começar a ver os resultados que traziam esperança para as pessoas e, associado a isso, ver pessoas próximas como a minha avó de 97 anos sendo vacinadas com uma vacina que eu ajudei a construir foi muito gratificante — lembra Fabiano.
Além da vacina e de cuidados de pessoas contaminadas, o hospital também criou área para ajudar na reabilitação de sequelas respiratórias, neurológicas, psicológicas e outras deixadas pela covid-19 mesmo em pacientes que tiveram a forma mais leve da doença. O Ambulatório Pós-Covid do HSL, inaugurado em abril deste ano, é especializado em reabilitar pacientes que ficaram com algum nível de comprometimento em sua saúde e ajudá-los a voltar à vida normal, dentro do possível.
Princípios e futuro
Um dos aprendizados da pandemia é a valorização do contato com a natureza e o ar livre. Em setembro deste ano, o HSL inaugurou o Espaço La Valla, uma área de 800 metros quadrados com gramados, árvores, bancos e murais coloridos pelo artista Renam Canzi, para proporcionar um momento de bem-estar e de alívio de tensão aos funcionários da instituição, pacientes e familiares. O nome remete à comunidade francesa La Valla En-Gier, berço marista. O Hospital São Lucas da PUCRS foi o primeiro hospital marista do mundo a ser construído e leva até hoje valores importantes desta congregação católica, como o de oferecer o que há de melhor ao próximo.
— O São Lucas é um ambiente que consegue aproximar o conhecimento universitário do paciente. Temos uma estrutura física otimizada para que a teoria seja aplicada na prática, em benefício dos doentes. O sucesso do hospital também é consequência da filosofia marista de "fazer o mais bem feito possível ao próximo", e do esforço dos últimos anos em otimizar todos os processos. Quem passar por aqui percebe o progresso acontecendo a olhos vistos — afirma Paulo Caramori.
HSL em números
- + de 2 mil médicos e residentes atuantes
- + de 2,8 mil colaboradores multidisciplinares, de áreas como enfermagem, administrativo, atendimento, limpeza e outros
- + de 2,2 mil consultas por telemedicina ao ano
- + de 40 contratos com diferentes planos e operadoras de saúde
- + de 200 pesquisas em andamento no Centro de Pesquisas Clínicas com predominância na área de oncologia
- + de 1,1 mil cirurgias por mês (média anual)
- + de 172 mil exames por imagem ao ano
- + de 1,3 milhões de exames laboratoriais ao ano
- + de 25 mil sessões de quimioterapia ao ano