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Polêmica desde o último fim de semana, a faixa publicitária instalada na chaminé da Usina do Gasômetro foi retirada nesta quarta-feira (2), primeiro dia útil após o feriado de Ano-Novo. A divulgação da Casa Maria colocada no sábado (29), conforme a Secretaria Municipal de Cultura, foi instalada pelo fato de a empresa ter sido uma das patrocinadoras do Réveillon - após dois anos de jejum, a prefeitura de Porto Alegre realizou a festa da virada, utilizando recursos privados.
— Não foi um uso comercial, foi uma contrapartida. Como organizador do evento, posso garantir que as contrapartidas não tiveram nada de excepcional. Me dá orgulho saber que a Usina ajudou a patrocinar o Réveillon da orla — afirmou o secretário Luciano Alabarse, acrescentando que as duas empresas patrocinadoras do evento podiam fazer uma proposta de contrapartida.
Conforme Alabarse, a retirada da faixa não está relacionada à polêmica, já era prevista antes da colocação. A discussão sobre fixar a faixa reside no fato de a chaminé ser tombada pelo patrimônio histórico do Estado. Isso torna obrigatória a comunicação e pedido de autorização por parte da prefeitura ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) sempre que desejar fazer intervenções na sua composição e paisagem, o que não ocorreu.
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