
A comerciante Ivete Mafiolete da Silva está há uma semana sem vender nada em seu comércio que fica na Rua Ramiro Barcelos, no bairro Independência, em Porto Alegre. O motivo do prejuízo é um vazamento que ocorre na esquina da via com a Rua Tiradentes. O problema, que foi postado no aplicativo Pelas Ruas, teria começado na terça-feira (21):
— Havia um vazamento há 10 dias aqui na Rua Ramiro Barcelos. A prefeitura veio e consertou. Mas, duas horas depois do conserto, um novo vazamento começou a ocorrer a menos de 100 metros do primeiro problema — conta Ivete, dona de uma tabacaria.
A comerciante relata que os pedestres passam do outro lado da rua, pois o cheiro é insuportável.
— Na sexta-feira (24) de manhã, fechei as portas e liguei de novo para a prefeitura. Nenhum cliente entra. Se passar pela minha calçada, o pedestre toma um banho de esgoto. Quero saber quem vai pagar pelo meu prejuízo. Vou ter que jogar os salgados que não vendi tudo fora.
Para tentar amenizar o cheiro desagradável, Ivete relata que chegou a passar vinagre no chão, mas que o odor continua. Segundo a comerciante, uma equipe da prefeitura esteve no local pela segunda vez, mas o problema não foi resolvido.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), não há relação do primeiro vazamento com a situação atual, já que, segundo o órgão, o primeiro vazamento era de água, e o atual é de esgoto cloacal. O Dmae afirmou que o conserto está programado para ocorrer nesta segunda-feira (27) e que, por ser em um local de muito movimento, foi necessário aguardar uma autorização de bloqueio de trânsito.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
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Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior

2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.