Interrompida na noite de quinta-feira, a coleta de lixo domiciliar em Porto Alegre deve ser normalizada até sábado, segundo a Ecopav, empresa paulista responsável pelo serviço. Conforme o vice-presidente da empresa, Luiz Alberto Paggio, o recolhimento de resíduos foi interrompido em razão do protesto de funcionários pelo pagamento de salários e benefícios, que está sendo regularizado nesta sexta-feira, e as atividades devem ser retomadas após as 14h.
- A Ecopav foi surpreendida com a paralisação. A data de aniversário da folha é amanhã, no quinto dia útil, mas antecipamos para hoje e vamos colocar a coleta em dia. Pedimos desculpas à população por esse contratempo - disse Paggio, que veio a Porto Alegre para solucionar o problema.
Às vésperas do fim do contrato emergencial de 180 dias, que se encerra no dia 22 deste mês, o empresário negou que a empresa tenha abandonado o serviço, como sugeriu o diretor do Departamento Municipal de Limpa Urbana (DMLU), em nota divulgada na manhã desta sexta-feira. No texto, o DMLU cogita, ainda, a rescisão do contrato com a empresa, que realiza o serviço de coleta desde o dia 27 de maio.
- Quem falou em abandono, falou sem conhecimento de causa ou movido por emoções. Como eu vou abandonar um serviço onde eu tenho mais de 300 funcionários e 60 caminhões? Somos uma empresa respeitada.
Para tentar amenizar a situação, o DMLU executa, desde a noite desta quinta-feira, uma ação emergencial. Ao todo, 17 equipes e caminhões locados trabalham na coleta de resíduos domiciliares.
Os esforços, no entanto, não deram conta da demanda. Do roteiro noturno na quinta-feira, o DMLU conseguiu cumprir apenas 25% das ruas, atendendo vias como as avenidas Dom Pedro II, Nilo Peçanha, Carlos Gomes, Neusa Goulart Brizola, Cristóvão Colombo, Farrapos, Bento Gonçalves, Protásio Alves e Saturnino de Brito, e a Rua 24 de Outubro. O restante não teve coleta.
Vencedora da licitação para a coleta domiciliar, a empresa Belém Ambiental (B.A. Meio Ambiente), deve iniciar a operação só no dia 23 de novembro.