Há mais de dois anos, o beco começou a ganhar cara de rua. Agora, falta o mesmo tempo para que a Attilio Bilibio evolua definitivamente de status. Quando isso acontecer, ela ligará as avenidas Ipiranga e Antônio de Carvalho e ajudará a desafogar um dos gargalos do trânsito entre as zonas Leste e Norte da Capital.
Para pedestres que moram ou trabalham por ali, a rua, que é metade de chão batido, metade asfalto, já vem sendo usada para cortar caminho.
Artistas da Rua da Praia querem regulamentação sem burocracia
- Serve como atalho para acessar a Ipiranga. Se eu tivesse que dar toda a volta para ir à academia, demoraria o dobro do tempo - diz Alexandro Barbosa enquanto caminha ladeira abaixo.
A abertura também facilita a vida de trabalhadores como a doméstica Maria Cristina da Silva, que trabalha em um condomínio situada naquela rua e, graças à abertura do beco, pode pegar apenas um ônibus para chegar ao trabalho, economizando tempo.
Segundo informações oficiais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a rua terá doze metros de largura e contará com mão dupla, permitindo o acesso de descida pela Antônio de Carvalho em direção à Ipiranga.
A prefeitura ainda estuda se haverá pontes ou viadutos para facilitar a ligação entre as avenidas. Sinalização, faixa de pedestre e paradas de ônibus são assunto para a EPTC definir após a entrega da obra, financiada pela construtora Nex Group.
Ricardo Schimit, engenheiro responsável pelo empreendimento, informa que a rua é a contrapartida da obra e inclui ainda uma rua de acesso para entrada no condomínio de prédios. Segundo ele, haverá calçada para pedestres.