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Cercada de sigilo, a pauta que a presidente Dilma Rousseff cumpre nesta terça-feira na Capital deve incluir novidades sobre a construção da nova ponte do Guaíba. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, foi chamado às pressas para a comitiva a fim de subsidiar Dilma com informações sobre a obra.
Aideia de incluir a ponte do Guaíba na visita surgiu no domingo, diante da escassa agenda que a presidente teria na Capital. Oficialmente, Dilma teria apenas um compromisso: uma solenidade no Cais do Porto para divulgar investimentos para a agricultura familiar. No final de semana, contudo, ela decidiu incrementar a visita com uma das obras mais esperadas pelos gaúchos.
Pouco antes das 11h de segunda-feira, Dilma chamou Passos ao Palácio do Planalto. Durante a reunião, a presidente determinou que o ministro desmarcasse seus compromissos pré-agendados para esta terça, de forma que pudesse acompanhá-la na viagem a Porto Alegre.
De imediato, Passos requisitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informações sobre o estudo de viabilidade da ponte. Junto, solicitou dados sobre a construção da Rodovia do Parque (BR-448).
No Planalto e no ministério, contudo, passou a vigorar uma lei do silêncio sobre o anúncio. Assessores e técnicos foram proibidos de vazar informações. Em Porto Alegre, a equipe do governador Tarso Genro foi avisada, mas também evita comentar a agenda de Dilma. Na segunda-feira à noite, a presidente ligaria para Tarso para fechar os últimos detalhes da visita.
Os avanços
Nos últimos 10 anos, o vão móvel da ponte do Guaíba teve pelo menos oito grandes paralisações. Depois que um barco bateu na ponte, em 30 de abril de 2008, a situação ficou ainda mais precária. Confira os passos para a resolução definitiva do problema:
- Janeiro de 2010: Foi aberto o primeiro processo de licitação, para definir a empresa que irá elaborar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para construção da ponte. Nesse estudo, deverá constar o traçado da obra, apontando onde ela será erguida.
- Junho de 2011: O estudo contratado definiu o traçado ideal para a construção da ponte. Com base neste levantamento, seria definida a forma de licitação.
- Setembro de 2011: Foi anunciado que a iniciativa privada fará a obra. Dentro de um modelo inédito de concessão, a empresa que vencer a licitação assumirá o empreendimento. Em troca, terá o direito de explorar o pedágio da freeway a partir de 2017. Atualmente, a Concepa é a empresa responsável pela BR-290, com contrato que se estende até o final de 2016.