A Serra está contemplada no projetos apresentados pelo governo do Estado nesta semana em Londres, numa tentativa de atrair investidores estrangeiros para obras estimadas em US$ 6,4 bilhões. Porém, as garantias de que as melhorias na RSC-470, RS-324 e o aeroporto regional de Vila Oliva continuam longe de sair do papel.
O novo aeroporto de Caxias do Sul, a ser construído em Vila Oliva, teria duas pistas: a primeira com 4,1 mil metros de comprimento por 45 metros de largura e a segunda com 3,1 mil metros de comprimento por 45 metros de largura (a ser construída em uma segunda etapa do projeto).
O aeroporto ainda teria terminal de carga e de passageiros. O custo da obra apresentado aos ingleses é de US$ 500 milhões, incluindo intervenções ao redor da área do aeroporto, em Vila Oliva. Somente o aeroporto está previsto em R$ 200 milhões pelo Departamento Aeroportuário (DAP) do Estado.
Além do desafio financeiro, já que o Estado admite não ter dinheiro para investir na obra, o aeroporto de Vila Oliva ainda terá que enfrentar a concorrência: o projeto do terminal de Nova Santa Rita também foi oferecido aos investidores, com uma explicação bastante detalhada da obra.
Apresentado como novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre, com custo total estimado de US$ 1,2 bilhões. O investimento necessário para o aeroporto de Vila Oliva apresentado brevemente aos ingleses é de US$500 milhões.
As melhorias na RSC-470 oferecidas aos investidores incluiriam a duplicação da estrada entre Nova Prata e Garibaldi, totalizando 73 quilômetros. O custo seria de US$ 400 milhões a duplicação mais e US$ 700 milhões a ponte sobre o Rio Jacuí, entre Triunfo e São Jerônimo.
A duplicação na RS-324 compreenderia o trecho entre Nova Prata e Passo Fundo, totalizando 115 quilômetros, ao custo de US$ 650 milhões.
Para inglês ver
Governo do Estado oferece para investidores ingleses obras em estradas e aeroporto na Serra
Medida seria alternativa para falta de recursos
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