Desde a manhã desta segunda-feira (13) motoristas encontram a Rua Marechal Floriano em meia pista entre as ruas Sarmento Leite e Antônio Prado, no bairro Rio Branco. A restrição ocorre devido ao início da construção das faixas de ônibus em concreto na via. Com as obras, as vagas de estacionamento também foram retiradas ao longo das duas primeiras quadras, transformando o espaço em faixas de circulação. Os pontos de ônibus nas duas quadras também ficarão temporariamente desativados, mas as linhas não terão alteração de itinerário.
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Conforme o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring, a proibição de estacionamento vai permitir manter a capacidade de tráfego da via, já que além do corredor de ônibus, a faixa da direita deve ser impactada pela movimentação das máquinas. Na manhã desta segunda, as obras se concentravam próximo ao cruzamento com a Rua Sarmento Leite, mas o estacionamento já estava proibido também ao longo de toda a quadra seguinte. O motivo, conforme Willembring, é que já nos próximos dias as escavações devem avançar para a quadra entre as ruas Tronca e Antônio Prado, permitindo abrir uma frente mais ampla de trabalho.
— Enquanto se vai preparando uma, se trabalha em outra. Com isso, acredito que já na semana que vem devemos ter a interrupção da Rua Tronca — adianta o secretário.
O trânsito da Tronca precisará ser bloqueado porque o novo corredor vai atravessar o cruzamento. Enquanto durar a interrupção, estimado em pelo 30 dias entre preparação do solo, aplicação do concreto e secagem, o trânsito será desviado pelas ruas Garibaldi, Sarmento Leite e Marechal, de onde será possível acessar a Tronca novamente. Outra opção será utilizar a Rua Euclides da Cunha.
Bloqueios semelhantes também irão ocorrer nas demais vias que a cruzam a Marechal Floriano no ponto que receberá as obras, entre a Sarmento Leite e a Rua Bento Gonçalves. Ao contrário da Tronca, no entanto, o bloqueio nos outros cruzamentos será apenas parcial, com escavações apenas de metade da largura do trecho por vez. A exceção da Tronca, de acordo com Willembring, se deve por questões técnicas.
Além da construção das faixas de ônibus, o projeto contempla ainda o conserto de tubulações subterrâneas e o recapeamento completo da via. Depois que as obras da Marechal estiverem concluídas, será a vez da Rua Bento Gonçalves receber as novas faixas, entre as Ruas Coronel Flores e Guia Lopes.
O pavimento em concreto tem vida útil maior do que o material asfáltico, demandando menos manutenção. As obras, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade - Médias Cidades integram o mesmo pacote de construção dos corredores das ruas Sinimbu, Pinheiro Machado e Pio XII. As faixas da Marechal e da Bento eram planejadas ainda durante a gestão Alceu Barbosa Velho (PDT) e foram arquivadas durante a gestão Daniel Guerra (Republicanos). Como os recursos já haviam sido liberados pelo governo federal, o município precisava iniciar o trabalho neste mês para não perder os recursos.
Ao todo, as obras dos dois corredores estão orçadas em R$ 5 milhões e têm previsão de entrega para maio de 2021.